powered by

Valeo integra parceria de força para tornar partilha de dados mais segura

Dawex, Schneider Electric, Valeo, CEA e Prosyst unem forças para criar o Data4Industry-X e prometem ser solução confiável de partilha de dados na indústria.
Check-up Media futuristic biotechnology

“Reunir os melhores conhecimentos tecnológicos e industriais em França para promover uma indústria europeia competitiva e sustentável”. É este o objetivo que levou à assinatura do Data4Industry-X, resultado de uma parceria que pretende tornar o “ambiente de partilha de dados confiável, seguro, compatível e soberano para o setor industrial, sob o controlo da indústria”, avança a Valeo, em comunicado.

Abordando inicialmente os desafios da indústria automóvel e de geração de energia, a solução Data4Industry-X visa “melhorar a competitividade e reduzir a pegada de carbono das principais organizações industriais globais com operações espalhadas por vários países”, explica.

“O Data4Industry-X permitirá às organizações inovar e operar serviços em dados distribuídos, provenientes de várias fábricas, organizações ou países, mantendo, ao mesmo tempo, o controlo sobre os dados produzidos localmente e no estrangeiro”, reforça.

Apoiada pela iniciativa France 2030 do governo francês e pelo programa europeu Next Generation1, com o apoio da AIF (Alliance pour l’industrie du futur), o Data4Industry-X conta com a experiência tecnológica e industrial de Dawex, Schneider Electric, Valeo, CEA e Prosyst para fornecer uma resposta poderosa para apoiar a transformação digital da indústria e capitalizar o elevado potencial dos dados industriais.

Iniciativa internacional

O Data4Industry-X é uma solução de partilha de dados confiável e segura, implementando os padrões de facto Gaia-X e projetada em conformidade com os novos regulamentos europeus de dados, como a Lei da Proteção de Dados. “Enfrentando o desafio da indústria de partilha de dados na produção descentralizada, o Data4Industry-X melhorará a eficiência e a produtividade, acelerará a inovação baseada em dados, aumentará a competitividade e minimizará a pegada de carbono”, enuncia a Valeo.

Num contexto de forte transformação digital e soberania industrial, o Data4Industry-X contribuirá para “melhorar a competitividade da Europa para, em última análise, promover um ecossistema industrial atraente e sustentável, aproveitando todo o potencial de amplos intercâmbios de dados industriais transfronteiriços, entre empresas e entre fábricas”, sublinha ainda a empresa.

Check-up Media Schneider Electric

“O setor da Indústria é um pilar estratégico da economia europeia e global. A aceleração da partilha de dados em espaços de dados confiáveis ​​certamente terá impacto transformador nas organizações industriais, impulsionando a inovação e o crescimento responsável.” afirma Laurent Lafaye, co-CEO da Dawex

 “Estamos extremamente satisfeitos por trazer a tecnologia e a experiência da Dawex para a implementação do Data4Industry-X e capacitar a indústria para promover um ecossistema industrial resiliente e sustentável”, conclui.

Ecossistema industrial

“A partilha confiável de dados é fundamental para impulsionar a colaboração, estabelecer parcerias e determinar novos modelos industriais. Esses novos modelos digitais são essenciais para acelerar a transformação rumo a um ecossistema industrial mais resiliente, sustentável e de elevado desempenho”, afirma Marc Lafont, VP de Inovação e Marketing Upstream da Unidade de Negócios de Automação Industrial da Schneider Electric.

E vai mais longe: “A Schneider Electric orgulha-se de contribuir com a sua experiência em transformação digital industrial para desenvolver o Data4industry-X como um projeto emblemático do International Manufacturing-X”.

Por sua vez, Romain Bruniaux, vice-presidente de indústria da Valeo, acredita que o “Data4Industry-X é uma solução colaborativa de partilha de dados segura e confiável”.

Segundo diz, “oferece oportunidades incríveis para acelerar a digitalização do nosso processo de fabrico e, ao mesmo tempo, reduzir, drasticamente, e nossas emissões diretas e indiretas de CO2 de escopos 1 e 2. Com o Data4Industry-X, a Valeo terá os dados necessários para apoiar e direcionar as suas ações com o intuito de cumprir o compromisso de sermos neutros em carbono até 2050”.

Mais sobre a Valeo aqui.

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Repintura