powered by

TIPS 4Y revela como manter e reparar veículos elétricos e híbridos em segurança

À medida que o registo de novos veículos elétricos aumenta, o tema vai sendo cada vez mais pertinente para as oficinas independentes, no sentido de atualizarem a sua gama de serviços.

“Os veículos elétricos e híbridos (ou electrificados, de uma forma geral) estão a conquistar um lugar muito importante na indústria automóvel, por via de vários fatores económicos, legais e ambientais, que influenciam, em última instância, as preferências do consumidor final e o investimento em novas frotas do lado empresarial”, começa por explicar a TIPS 4Y.

“À medida que o registo de novos veículos elétricos aumenta, o tema vai sendo cada vez mais pertinente para as oficinas independentes, no sentido de atualizarem a sua gama de serviços para se manterem competitivas no mercado da manutenção e reparação, em virtude destas intervenções serem diferentes comparativamente às dos veículos com motores de combustão clássica”, acrescenta.

“Adicionalmente, a questão da segurança para o profissional tem enorme importância nos veículos eletrificados, pelo que as boas práticas são incondicionais. Em qualquer reparação de um veículo elétrico poderá ser necessário desativá-lo, o que implica lidar com motores elétricos e baterias de alta tensão, entre outros componentes interligados, exigindo um trabalho e, sobretudo, um planeamento oficinal de elevado rigor”, alerta.

Perante as diferenças técnicas evidentes, as oficinas terão de lidar com dois elementos determinantes neste processo: a informação correta sobre os veículos; a segurança das intervenções.

Sabia que…

a TIPS 4Y é uma empresa tecnológica com soluções transversais para o setor automóvel? E que assente num conceito de ecossistema, a sua oferta vai desde a entrega de dados à inteligência de processos?

O acesso à Informação Técnica de Manutenção e Reparação (RMI) é uma solução da oferta Tip4y Automotive Data pensada para estes desafios, incluindo instruções essenciais de segurança e advertência relacionadas com a reparação de veículos elétricos (para além da restante tipologia de veículos), garantindo aos profissionais do setor oficinal o conhecimento técnico mais atual e em conformidade com as especificações padronizadas dos fabricantes para modelos eletrificados, como BMW i3, VW e-up!, Renault ZOE e Nissan LEAF, entre outros”, revela a TIPS 4Y.

Ao incluir descrições das etapas de trabalho, instruções de segurança, ferramentas especiais necessárias ou ainda os tempos de intervenção, a Informação Técnica de Manutenção e Reparação (RMI) constitui uma vantagem altamente competitiva para a oferta de serviços das oficinas independentes.

“A Informação Técnica conforme o OE (Original Equipment) é indispensável para manter a garantia do construtor e, com isso, fidelizar os clientes. A Informação Técnica RMI da TecAlliance é fornecida diretamente pelos construtores de automóveis e padronizada num formato único”, garante a empresa.

E conclui: “A Informação Técnica de Manutenção e Reparação (RMI) pode ser acedida de forma simples e direta em portal, sendo, também, possível disponibilizar o acesso aos dados através de integração na solução do cliente, com total eficiência”.

Mais sobre a TIPS 4Y aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
MewaMGMSWAG_300x150Gteam GoncalteamVicautoWRX Wolf

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros

Atualidade