Stellantis mostra mobilidade do futuro em Londres

Grupo exibe conectividade via satélite e plataforma preparada para condução autónoma na MOVE 2026, evento mundial sobre tecnologia de mobilidade.
Check-up Media Stellantis MOVE 2026

A Stellantis está a apresentar as suas mais recentes inovações em conectividade e condução autónoma na MOVE 2026, evento internacional dedicado às tecnologias de mobilidade que decorre nos dias 17 e 18 de junho, no ExCeL London.

No centro das atenções estão duas soluções que demonstram a visão do grupo para uma mobilidade mais conectada, inteligente e preparada para os desafios do futuro.

“A conectividade 5G via satélite integrada no novo Jeep Compass e a plataforma autónoma L4-Ready Platform, desenvolvida para aplicações de mobilidade sem condutor”, revela a Stellantis, em comunicado.

Mobilidade conectada

“Através de uma demonstração tecnológica realizada com o novo Jeep Compass, a Stellantis apresenta uma solução de conectividade 5G via satélite capaz de assegurar comunicação mesmo em zonas onde a cobertura terrestre é limitada ou inexistente”, diz.

“A tecnologia permite expandir a ligação dos veículos para áreas remotas, reforçando a segurança e a disponibilidade permanente dos serviços conectados”, frisa.

Segundo a Stellantis, esta solução representa um passo importante na “construção de uma mobilidade sempre ligada, mantendo os utilizadores conectados independentemente da localização”.

Check-up Media Stellantis MOVE 2026 2

Outro dos destaques da presença da Stellantis é a “L4-Ready Platform, uma plataforma concebida para veículos autónomos de nível 4. A tecnologia integra hardware e software avançados para permitir operações sem condutor de forma segura, eficiente e escalável”, destaca.

“A demonstração é realizada através de um taxi-robot desenvolvido sobre esta arquitetura, evidenciando o potencial da solução para responder às necessidades futuras de transporte urbano, com foco na fiabilidade operacional, eficiência energética e experiência do utilizador”, sublinha.

Condução… independente

A participação da Stellantis na MOVE 2026 inclui, também, a presença de Ned Curic, diretor de Engenharia e Tecnologia da empresa, que integra o painel de abertura do evento dedicado ao futuro da condução autónoma.

Sob o tema “A Grande Separação: Porque o Futuro da Condução Autónoma é Independente do Software”, o responsável da Stellantis debate os “desafios e oportunidades das novas arquiteturas de mobilidade ao lado de Alex Kendall, CEO da Wayve, numa sessão moderada por Martyn Lee, fundador do EV News Daily”.

No seu espaço de exposição, a Stellantis dá ainda destaque ao seu ecossistema de parceiros tecnológicos na área da condução autónoma e mobilidade conectada, que inclui empresas como Bolt, NVIDIA, Pony.ai, Uber e Wayve.

Mais sobre a Stellantis aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade

Atualidade