powered by

RONAL Group apresenta primeira jante RONAL para competição com redução de CO2

Com a RONAL Motorsport RM1, a empresa apresenta a primeira jante com redução de CO2 especialmente desenvolvida para utilização em pista, que será vista na Classe AT em Nürburgring.

O RONAL Group não é apenas conhecido como líder em inovação e tecnologia. Tem, também, um forte compromisso com a sustentabilidade há vários anos. Com a RONAL Motorsport RM1, a empresa apresenta a primeira jante com redução de CO2 especialmente desenvolvida para utilização em pista. Nesta temporada, serão duas as equipas que utilizarão as novas rodas RONAL Racing para competir na Classe AT, em Nürburgring.

No final de 2019, o RONAL Group lançou a RONAL R70-blue, a primeira jante neutra em CO2 do mundo para utilização no trânsito do dia a dia, elevando, assim, toda a gama de peças de reposição a um nível sustentável.

A partir daí, a empresa deu um passo em frente. O primeiro volante de corrida sustentável não aprovado para utilização em estrada foi desenvolvido sob a marca RONAL. E a RONAL Motorsport RM1 é a primeira jante para competição do RONAL GROUP produzida com material secundário.

“Já garantimos a conservação de recursos ao adquirirmos materiais e reduzirmos emissões através do uso de alumínio reciclado”, refere Oliver Brauner, CEO do RONAL GROUP.

É, por isso, que a nova RONAL RM1 é feita de 70% de alumínio secundário e apenas 30% de alumínio primário, economizando cerca de 50% de CO2 em comparação com a jante europeia média.

Esta mudança na composição não afeta o carácter da jante. “A RM1 é uma jante desportiva dinâmica e de perfil fino que é leve, mas forte, precisamente voltada para as tensões especiais inerentes às aplicações da competição automóvel”, explica o responsável.

Duas equipas que competem na Classe AT para combustíveis alternativos em Nürburgring também descobriram estas vantagens por si mesmas. O RONAL Group já apoia a primeira equipa de corrida sustentável da Alemanha, Four Motors, desde 2021.

Em 2023, o RONAL Group equipa os seus bioconcept cars com a inovadora RM1. Devido ao seu design especial corrida, a RM1 do RONAL Group oferece uma economia de mais de 6 kg no peso do veículo em comparação com as jantes convencionais.

Check-up Media RONAL Group The Tire Cologne

“Estamos ansiosos para testar as novas jantes RONAL Racing nesta temporada”, adianta Thomas von Löwis, diretor da equipa Four Motors. “O design é especialmente voltado para as necessidades do desporto automóvel. O conteúdo de alumínio reciclado não apenas confere à jante uma vantagem em termos de desempenho ambiental, como torna, também, a jante particularmente leve”, frisa.

“Para os nossos pilotos, tal significa que precisam de travar menos de forma pesadamente. O que, por sua vez, significa menos desgaste dos pneus e menor consumo de combustível”, afirma.

As características da nova RONAL Motorsport RM1 também convenceram o piloto Tim Schrick, da Team Roots Racing. “Outro ponto a favor: quando terminamos de utilizar as jantes, entregamo-las ao RONAL Group, onde são recicladas no espírito da economia circular”, revela.

As novas jantes RONAL Motorsport RM1 já foram utilizadas pela Four Motors e Tim Schrick no NLS2 no primeiro fim de semana de abril. Enquanto os bioconcept cars são equipados com jantes de 18” na cor Racing Grey, o Subaru de Tim Schrick também recorre à variante de 18” mas de cor Racing Gold.

Ao longo da temporada, as duas equipas querem provar que produtos sustentáveis de elevada qualidade também podem manter-se na pista mais difícil do mundo.

Mais sobre o RONAL Group aqui.

Check-up Media S. José Pneus banner maio
NEX Pneus
euromais_banner
Pneus YokohamaMercedez EQE BannerAutozitânia Bragalis

artigos relacionados

Últimas

Lubrificantes

Atualidade

Internacional