powered by

Roberlo amplia plano de ações ambientais e sustentáveis

Em 2023, o compromisso com a sustentabilidade saiu reforçado através da promoção de medidas inovadoras e soluções de revestimento.
Check-up Media Roberlo Blucrom

Num mundo cada vez mais consciente do impacto ambiental das atividades humanas, as empresas estão a assumir a responsabilidade pela adoção de práticas sustentáveis. A Roberlo, especialista na indústria de revestimentos e tintas, não é exceção.

“Com um firme compromisso com a sustentabilidade, a empresa implementou uma série de iniciativas importantes que demonstram a sua dedicação ao cuidado com o ambiente, a saúde das pessoas e a responsabilidade social corporativa”, afirma a Roberlo, em comunicado.

“Um dos pilares da abordagem da Roberlo à sustentabilidade é a sua certificação de gestão ambiental ISO 14001. Esta norma internacional estabelece os requisitos para um sistema de gestão ambiental eficaz, garantindo que a empresa opere de forma responsável, minimize o seu impacto ambiental e cumpra os regulamentos ambientais aplicáveis”, explica.

Além disso, a Roberlo “conseguiu reduzir, significativamente, as emissões de CO2 em relação ao ano anterior, graças ao facto de 100% da energia que utiliza provir de fontes renováveis”, diz. “Esta medida não só reduz a pegada de carbono da empresa, como, também, contribui para o impulso global rumo a um futuro mais limpo e sustentável”, sublinha a empresa.

Recuperar 92% dos resíduos

Dentro da filosofia da Roberlo, o “conceito e o progresso rumo a uma economia circular têm uma importância significativa”, defende a empresa. “Tanto que, em 2023, a Roberlo conseguiu recuperar 92% dos resíduos que gerou, quer reintroduzindo-os no processo produtivo, quer recuperando-os externamente para utilização como nova matéria-prima noutros processos produtivos externos”, diz.

Check-up Media Roberlo Disolac

Mais: “A Roberlo pretende obter a certificação Ecovadis num futuro muito próximo. A Ecovadis é uma plataforma de classificação de sustentabilidade reconhecida mundialmente que avalia o desempenho ambiental, social e ético das empresas. Esta certificação será uma prova adicional do compromisso da Roberlo com a sustentabilidade e da sua posição como referência na indústria”, acrescenta a mesma fonte.

Reduzir impacto ambiental

Em 2023, o jardim que rodeia a sede da Roberlo também foi remodelado, substituindo a relva por árvores e plantas mediterrânicas adaptadas ao clima. “Esta ação, aliada à implementação de um sistema de recuperação de águas pluviais, permitiu uma redução substancial do consumo de água para esta atividade”, esclarece a empresa.

Alinhada com a sua abordagem sustentável, a Roberlo oferece uma “ampla gama de produtos, incluindo várias à base de água e outros com baixos níveis de VOC (compostos orgânicos voláteis), como o sistema à base de água Blucrom ou o sistema de revestimentos industriais à base de água Disolac”, refere.

“Estes produtos são concebidos para cumprir os mais elevados padrões de qualidade e desempenho, minimizando o seu impacto ambiental ao longo do seu ciclo de vida, desde a produção até à utilização final, bem como garantindo a saúde e a segurança das pessoas que trabalham com estes produtos”, reforça ainda a empresa, no mesmo documento.

Em resumo, a Roberlo mostra-se “pioneira na integração de práticas sustentáveis ​​nos seus negócios”, assegura. “Desde a obtenção de certificações ambientais até à redução de emissões e à utilização exclusiva de energias renováveis, a empresa está a abrir caminho para um futuro mais verde e sustentável na indústria de revestimentos e tintas”, conclui.

Mais sobre a Roberlo aqui.

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Internacional