powered by

Petronas e Mercedes-AMG preparam juntas futuro sustentável da F1

A Petronas e a Mercedes-AMG Formula One Team anunciaram a renovação multianual de Parceria Técnica e de Título para além de 2026. Juntas, querem uma F1 sustentável.

“A equipa Mercedes-AMG Formula One Team tem o prazer de anunciar a renovação da Parceria Técnica e de Título com a Petronas, progressivo grupo de energia, da época de 2026 em diante”. Foi, desta forma, que as empresas anunciaram o prolongamento da parceria.

Esta renovação não apenas reforça duas décadas de sucesso no auge do desporto automóvel, como, também, representa um compromisso para com um futuro mais sustentável – e a determinação de se destacarem no excitante desafio técnico apresentado pelos regulamentos da unidade de potência de 2026.

“Hoje, estamos a fazer algo invulgar – anunciar uma parceria que começará dentro de quatro anos. Isto envia uma mensagem importante: a nossa equipa e a Petronas já não são apenas parceiros. Somos uma família e estaremos unidos por muitos mais anos,” afirma Toto Wolff, CEO e Team Principal da Mercedes-AMG Petronas Formula One Team.

“A partir de 2026, o combustível sustentável avançado estará no cerne do desempenho na F1 – o que nos dá uma oportunidade fantástica para demonstrarmos a nossa experiência neste domínio, tanto através da unidade de potência como através das soluções Petronas Fluid Technology. Estamos entusiasmados por avançar para o futuro ao lado da Petronas e ambicionamos liderar através do nosso desempenho em pista, sendo pioneiros na transição de uma equipa desportiva global para um futuro de emissões líquidas zero”, acrescenta o responsável.

Desde 2010, a parceria tem estado alicerçada numa ambição partilhada de alcançar um desempenho de classe mundial. Em quase 13 épocas até ao momento, as duas empresas venceram oito campeonatos mundiais de construtores e 115 Grandes Prémios – uma conquista inigualada na F1, sustentada e possibilitada pela contínua inovação técnica. Através desta experiência, a Petronas desenvolve fluidos líderes de mercado para consumidores em todo o mundo, nomeadamente o combustível Primax, o óleo de motor Syntium e os fluidos funcionais Tutela.

“Esta renovação demonstra a convicção partilhada pela Petronas e pela Mercedes-AMG Formula One Team: que a nossa sinergia e ambição irá proporcionar um caminho a seguir para que o desporto e os nossos clientes receberão energia mais limpa e mais sustentável”, afirma Datuk Tengku Muhammad Taufik, president & group chief executive officer da Petronas.

“Tendo em conta a experiência acumulada enquanto equipa ao longo da última década, bem como as capacidades técnicas e conhecimentos dos nossos talentos combinados, a Petronas olha com expectativa para o próximo capítulo, focado no combustível sustentável avançado para a Mercedes-Benz e os seus clientes. Juntamente com os nossos parceiros, vamos continuar a quebrar barreiras com as nossas soluções Fluid Techonology, através de ofertas inovadoras. A sustentabilidade estará no centro dos nossos esforços, à medida que todos avançamos para um futuro com baixo teor de carbono”, sublinha a mesma fonte.

Para 2026, a F1 estabeleceu o seu desafio mais significativo até ao momento, ambicionando avançar para um futuro mais sustentável.

Mercedes-AMG Petronas Formula One Team 2

Com o objetivo de eletrificação de 50% da unidade de potência e o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis avançados, as novas regras vão exigir soluções inovadoras para liderar a próxima era do desporto.

Em conformidade com os regulamentos de 2022, atualmente a Petronas apoia a Mercedes-Benz e as suas equipas de clientes com combustível E10 sustentável avançado, composto por 10% de etanol E10 não alimentar de segunda geração, o que reduz, globalmente, as emissões de dióxido de carbono (CO2).

“Devido à nossa longa parceria e vasta experiência na formulação de soluções Fluid Technology para a equipa, a Petronas está totalmente equipada com a capacidade e os conhecimentos para aperfeiçoar a tecnologia, bem como para produzir e disponibilizar combustível sustentável 100% avançado para as unidades de potência da próxima geração,” acrescenta Datuk Sazali Hamzah, executive vice president e CEO da Petronas Downstream.

“Já estamos no bom caminho, com o desenvolvimento de raiz de uma biorefinaria e o coprocessamento nas nossas instalações para fornecer combustível de aviação sustentável como uma opção mais limpa e viável para as aeronaves. Isto faz parte do nosso esforço de apoiar as necessidades da indústria aeronáutica”, salienta o responsável.

Este esforço alinha-se com o Regime de Compensação e Redução das Emissões de Carbono para a Aviação Internacional (CORSIA), que deverá entrar em vigor até 2027, bem como com o compromisso de emissões líquidas zero até 2030 da Fédération Internationale de l’Automobile (FIA), que vão afetar as operações logísticas das equipas de F1.

A biorefinaria planeada terá, também, flexibilidade operacional para produzir óleo vegetal hidrogenado (HVO) para veículos rodoviários, comboios movidos a gasóleo e transporte marítimo, bem como produtos petrolíferos que podem ser incluídos e/ou melhorados em veículos rodoviários.

Além disso, a Petronas também oferece um conjunto de soluções de energia mais limpa, como carregadores e fluidos para veículos elétricos, gás natural liquefeito e outras soluções de energia renovável, num esforço concertado para apoiar os objetivos de sustentabilidade dos seus parceiros.

“A Petronas é uma parte importante do nosso património e história. Estamos encantados por continuar a ser o nosso paceiro técnico e de título durante muito mais tempo”, adianta Richard Sanders, commercial director da equipa Mercedes-AMG Petronas Formula One Team.

“Esta parceria vai, agora, abranger duas décadas e estamos ansiosos por fazer deste o patrocínio mais duradouro e bem-sucedido no desporto de elite a nível global”, remata.

Mais sobre a Petronas aqui.

logotipo Liqui MolyMF Pinto Import. export peças, S.A.Aser aftermarket AutomotiveEuromais peças e pneusAutozitânia Bragalis
Mercedez EQE BannerRomafeValvolinewolf animado

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Pesados