powered by

PCC explica importância dos separadores de hidrocarbonetos

Qual a importância dos separadores de hidrocarbonetos numa oficina de reparação automóvel ou indústria? E qual o seu contributo para o ambiente? A PCC explica.

Os separadores de hidrocarbonetos têm um papel crucial em qualquer oficina de reparação automóvel ou, inclusivamente, numa unidade industrial. Mas nem todos os profissionais estão cientes da importância deles, até em termos ambientais.

Nesse sentido, a PCC, empresa especialista em equipamentos oficinais, decidiu explicar de que forma atuam os separadores de hidrocarbonetos, linha por si comercializada e que pode ser consultada aqui.

A PCC recorda, a propósito, que todos os seus projetos “têm como objetivo maximizar a eficiência da oficina, através da correta gestão do espaço disponível”. E sublinha: “Com os nossos serviços de projeto e instalação de equipamentos oficinais, oferecemos apoio, desde o layout até ao serviço pós-venda”.

Comecemos por uma explicação prévia. O que são, afinal, hidrocarbonetos? “Geralmente, são obtidos a partir do petróleo e, por isso, estão presentes nos seus derivados, como gasolina, Diesel, óleo e massa consistente, entre outros vários polímetros, como os plásticos e as borrachas”, adianta a PCC.

“Nas oficinas e indústrias, são utilizados regularmente produtos constituídos por hidrocarbonetos. Os resíduos líquidos com hidrocarbonetos são, normalmente, originados pela limpeza de motores, peças, veículos e pisos de uma oficina ou indústria. Ou seja, o subproduto de alguns processos oficinais e industriais é água contaminada com hidrocarbonetos”, explica.

Check-up Media wheels washing

Mas o caso é ainda mais preocupante. “As águas contaminadas com hidrocarbonetos, sem tratamento prévio, podem ser graves e provocar danos ao ambiente. Se estas águas contaminadas se infiltram no solo podem contaminar os lençóis freáticos. E caso estas águas contaminadas sejam despejadas, diretamente, no sistema municipal de águas residuais, podem prejudicar (e muito) o processo de tratamento das águas”, diz.

Mas qual é a função do separador de hidrocarbonetos? “Consiste no conjunto de equipamentos próprios para pré-tratamentos para a separação de hidrocarbonetos (combustíveis e óleos, entre outros) presentes nas águas de lavagem das oficinas de automóveis, estacionamentos, garagens, centros de transportes e indústrias”, refere a PCC.

“O separador de hidrocarbonetos consiste num equipamento utilizado para tratar águas contaminadas com hidrocarbonetos. Após o tratamento das águas contaminadas pelo separador de hidrocarbonetos, é seguro despejar as águas no sistema de águas residuais”, garante.

Mais sobre a PCC aqui.

Banner_LIQUI_MOLY_875x175

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Equipamentos

Em estrada