powered by

Observador Cetelem Regresso às Aulas 2021 revela novos dados

Maioria dos estudantes desloca-se para a escola mais vezes de carro com a família. Mas verifica-se, também, uma recuperação da confiança nos transportes coletivos.

Quando questionados, no âmbito do Observador Cetelem Regresso às Aulas 2021, sobre como será feito o trajeto dos estudantes até à escola, este ano há mais encarregados de educação a apontar mais do que uma opção. O que indica que, em 2021, aumenta a utilização de vários meios de transporte na deslocação para a escola.

No ano passado, eram utilizados, em média, 1.1 meios de transportes, enquanto em 2021 a média sobe para 1.3. É principalmente nos ciclos de ensino em que os estudantes são mais autónomos que são utilizados mais do que um meio de transporte, nomeadamente no Secundário e Superior (ambos com média de 1.5).

Este aumento reflete-se em todos os meios de transportes, registando-se um crescimento maior nas deslocações a pé (38%, ou seja, +23%). Ainda assim, a maioria dos encarregados de educação indica que os estudantes a seu cargo vão deslocar-se mais vezes de carro com a família (57%, ou seja, +8% face a 2020), um aumento que tem sido constante: 47% em 2019 e 53% em 2020.

Contudo, verifica-se, igualmente, uma recuperação e um aumento da confiança nos transportes coletivos face ao ano anterior (+14%), quando teve início a pandemia – com 24% as respostas. Já 8% dos encarregados de educação inquiridos afirma ter contratado transporte específico para estudantes. E há, também, estudantes que vão deslocar-se de bicicleta/trotinete e de moto/scooter (ambos com 1%).

Sabia que…

o inquérito quantitativo do Observador Cetelem Regresso às Aulas 2021 foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen? E que teve como target indivíduos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal continental, que tenham dependentes em idade escolar?

Os dados permitem observar que existe um maior número de estudantes a deslocar-se mais frequentemente de carro com a família entre os que estão no ensino pré-escolar, e nos 1.˚ e 2.˚ Ciclos (81%, 69% e 59%, respetivamente).

No Secundário, há uma maior repartição entre estudantes que vão de carro com a família (44%), a pé (43%) e de transportes coletivos (43%). Os estudantes do Ensino Superior são os que mais optam por usar transportes coletivos (61%).

Entre os tipos de ensino, verifica-se que os alunos do privado se deslocam mais frequentemente de carro com a família (78%), com 25% a ir a pé e 25% a utilizar transportes coletivos. No público, 54% vai de carro com a família, 41% a pé e 25% de transportes coletivos.

Mais sobre o Observador Cetelem aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
MF Pinto Import. export peças, S.A.MGMliquimoly_300x150_mkroftoolsSoc. Coercial C. SantosChampion Lubricants

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Equipamentos

Repintura