powered by

MANN-FILTER testa filtros de combustível e explica diferenças

Com os filtros de combustível, passa-se o mesmo do que na vida: não é o que está no exterior que faz a diferença, mas o que está no interior que realmente importa.

O especialista global em filtração MANN+HUMMEL examinou dois filtros de combustível para gasolina, em utilização há muitos anos, e que foram incorporados ​​em veículos durante mais tempo do que o intervalo de manutenção especificado.

“Ambos são filtros de combustível em linha com carcaça metálica – ainda com vedações originais: um é um filtro de qualidade OEM, o outro é uma variante de baixa qualidade”, revela. Os especialistas da MANN+HUMMEL avaliaram esses filtros no seu laboratório de testes.

Filtro de qualidade

“Os sistemas de injeção modernos reagem com sensibilidade às impurezas do combustível. Mesmo partículas microscópicas podem causar grandes danos. A marca premium global MANN-FILTER oferece, portanto, filtros de combustível com qualidade de equipamento original e elevado grau de finura do filtro” diz.

“Protegem todos os motores de forma confiável, evitando quebras e reparações – que muitas vezes são onerosas – por exemplo, em injetores e cilindros. As menores partículas na faixa de alguns micrómetros são separadas de forma confiável. Esta é uma sujidade pouco visível a olho nu”, explica.

“A filtração de combustível depende de qualidades como a elevada eficiência do filtro, estabilidade e longa vida útil. No entanto, os filtros de combustível em linha disponíveis no mercado variam muito em termos de tipo e qualidade”, revela a empresa. Vistas de fora, essas “latas” geralmente parecem muito semelhantes.

“Apenas um filtro de combustível de elevada qualidade protege, de forma ideal, o sensível sistema de injeção contra abrasão. Mas, do lado de fora, até mesmo os especialistas têm dificuldade em distinguir o desempenho dos filtros. Pode encontrar a qualidade no interior. Para esse tipo de situação, pode confiar no MANN-FILTER”, afirma Frank Bartel, gestor de produto de filtros de combustível da MANN-FILTER. Apenas uma observação de mais de perto revela mais sobre o design, os materiais e as funções desses filtros de alta qualidade.

Cortar os filtros

Os especialistas abriram, primeiro, as caixas de alumínio dos dois filtros num torno para obter uma visão do interior. A tampa frontal foi retirada durante a usinagem e tiveram cuidado para não contaminar os filtros.

Check-up Media MANN-FILTER testing 2

O filtro OEM pareceu visivelmente carregado, reconhecível pela cor escura da celulose do filtro. A tampa estava impecavelmente limpa e o o-ring permaneceu macio e elástico, mesmo após muitos anos de utilização.

Jörg Schömmel, gestor de produtos da MANN-FILTER, descreve a situação ideal: “Este é um filtro de elevada qualidade. Tanto a coloração consistentemente escura da celulose quanto o lado limpo a jusante do elemento filtrante mostram que o filtro até agora fez um bom trabalho. No entanto, não é possível ao condutor ou ao profissional da oficina saber quando precisa o filtro de ser substituído”, dá conta.

“Nem isso é indicado em lado algum. Qualquer pessoa que utilize um filtro de elevada qualidade e o substitua regularmente, conforme especificado pelo fabricante do veículo, não faz quaisquer concessões, que poderiam ser caras, na proteção do motor e do sistema de combustível. Para o filtro inspecionado, o intervalo de manutenção teria sido de quatro anos, o que foi, significativamente, excedido. Isso poderia ter levado a maior consumo de combustível, maior desgaste e redução da vida útil do motor e do sistema de injeção, até à falha total”, nota o responsável.

“A qualidade, estrutura e quantidade dos materiais utilizados são essenciais para uma longa vida útil. A gravação especial do meio filtrante garante uma distância uniforme e estável das pregas e, portanto, o máximo desempenho de filtração. Isso também evita o que é conhecido como ‘empacotamento’, no qual as pregas do papel se dobram em bloco, reduzindo a área útil da superfície do filtro”, acrescenta.

Segundo diz, “as vedações e anéis de vedação também desempenham um papel importante: são dimensionados adequadamente e podem suportar uma ampla faixa de temperaturas e pressões. Em última análise, o material resistente à pressão e de elevada qualidade dos vasos filtrantes também garante alto nível de fiabilidade operacional a longo prazo”.

Jörg Schömmel vai mais longe: “Depois de uma longa vida útil do filtro, fica claro que a verdadeira qualidade do equipamento de origem não pode ser substituída por nada – exceto pela qualidade renovada do equipamento de origem, como acontece com um filtro da MANN-FILTER”.

Resultados “chocantes” do filtro barato

Depois de remover a tampa da caixa do filtro usado de baixa qualidade, ficou evidente que a placa frontal havia sido fortemente deformada e o meio filtrante havia colapsado. “O que vemos aqui é, obviamente, o pior cenário possível – o meio filtrante feito de celulose entrou em colapso e soltou-se da placa final, o combustível foi entregue não filtrado ao motor”, relata Frank Bartel.

“Também podemos ver, em comparação direta com o filtro OEM, que o o-ring endureceu completamente e, portanto, não tem mais nenhuma função de vedação. O interior do filtro deve conter apenas combustível limpo, mas isso mostra contaminação pesada. A olho nu, pode observar-se combustível não contaminado nas áreas no meio filtrante, o que me faz temer que este filtro tenha falhado num estágio inicial”, dá conta.

“Se o filtro estiver a funcionar corretamente, a carga deve ser distribuída uniformemente, o que significa que todo o meio filtrante é usado para filtração”, esclarece a mesma fonte.

Jörg Schömmel acrescenta ainda: “Tinha previsto materiais mais pobres e de qualidade inferior no filtro inferior antes de cortar – como encontrámos no o-ring, por exemplo. O colapso deste filtro, mais uma vez, sublinha o risco representado pelos filtros de baixa qualidade”.

Potencial de manutenção inexplorado

Esses filtros foram usados ​​em veículos e demonstram uma longa vida útil do filtro. Frank Bartel destaca a relação custo-benefício da substituição do filtro: “Se o filtro de combustível não for substituído de acordo com as especificações do fabricante do veículo – neste caso a cada quatro anos – não só aumenta o risco de danos para o proprietário do veículo, como, também, para a oficina. desperdiça um importante potencial de manutenção”, adianta o responsável.

“Calculado em incrementos de quatro anos, a oficina perde um processo de manutenção do filtro de combustível a cada quatro anos. Dependendo de quantos veículos uma oficina mantém, tal pode representar um grande potencial de vendas não utilizado. Além disso, há o risco de os filtros poderem parecer-se com o ‘filtro inferior’ mostrado, com o risco de desgaste do motor”, garante.

E continua: “As oficinas devem abordar os seus clientes sobre os filtros no final do intervalo de substituição e apontar os perigos – mesmo que, inicialmente, os clientes só tenham vindo à oficina para uma mudança de óleo. Em última análise, é, também, do interesse do cliente substituir regularmente o filtro de combustível por um filtro de qualidade”.

Mais: “Os filtros de qualidade inferior não são muito mais baratos. Os produtos de marca compensam não só para os proprietários de veículos, mas, também, para as oficinas, que investem na fidelização dos clientes a longo prazo”, assegura.

Com quase 94% de cobertura do mercado na Europa, a MANN-FILTER dispõe de um filtro de combustível adequado para praticamente todos os modelos de automóveis de passageiros ou carrinhas. A atual gama de produtos inclui mais de 980 filtros de combustível com qualidade de equipamento original para uma ampla gama de aplicações.

Mais sobre a MANN+FILTER aqui.

logotipo Liqui MolyAD Parts m-recCheck-up Media aserAuto m-rec
Wolf m-rec outubrosachs outubro m-recm-rec RPL Clima
Logo Mewa newKYB M-RecDayco

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Equipamentos

Repintura