powered by

KYB equipa de origem Toyota Mirai movido a hidrogénio

O novo Toyota Mirai, que deve o seu reduzido impacto ambiental à tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio que o move, sai da linha de produção equipado com amortecedores KYB.

A Toyota escolheu a KYB para equipar, de origem, o novo Mirai, veículo movido a hidrogénio. A primeira geração do Mirai foi, recorde-se, lançada em 2014. Os FCEV (Fuel Cell Electric Vehicles) funcionam com hidrogénio e são vistos como uma das melhores soluções em termos ambientais, já que permitem autonomias alargadas (até 502 km no Mirai) e operações de abastecimento sem emissões.

Mirai é a palavra japonesa que significa futuro. A Toyota começou o desenvolvimento de células de combustível no Japão no início de 1990 e desenvolveu uma série de veículos equipados com esta tecnologia, submetendo-os a mais de 1.600.000 km de testes de estrada.

Para proporcionar uma condução suave e “limpa”, um desempenho correto em curva e uma direção confortável e de elevada qualidade, o novo Mirai recorre a um sistema de suspensão de nova conceção. Quer no eixo dianteiro, quer no traseiro, aposta no esquema multilink, com amortecedores KYB mais firmes para controlar o balanceamento da carroçaria em curva.

Sabia que…

o Grupo KYB, que tem 15 mil colaboradores em todo o mundo, dispõe de um total de 15 fábricas na Ásia, Europa e EUA, cuja capacidade de produção anual é superior a 75 milhões de amortecedores?

Apesar do preço elevado dos veículos movidos a hidrogénio, a Toyota vendeu mais de 10 mil unidades do Mirai original, pretendendo aumentar para 30 mil o número de unidades vendidas da nova geração.

A Toyota reduziu o custo do sistema de célula de combustível em 95%, em comparação com o modelo antecessor, tornando os componentes mais compactos, mais leves, mais eficientes e mais baratos de produzir em larga escala.

Jordan Day, marketing manager da KYB Europe, realçou que, “atendendo ao facto de a UE ter traçado a meta de 30 milhões de veículos sem emissões em 2030 e de atingir a neutralidade carbónica em 2050, estamos empenhados, na KYB, em trabalhar com os fabricantes de veículos para fornecer suspensões de classe mundial com vista ao desenvolvimento de veículos amigos do ambiente”.

Mais sobre a KYB aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
WRX WolfMF Pinto Import. export peças, S.A.liquimoly_300x150_mRPL climaMerpeçasChampion Lubricants

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros

Internacional

Internacional