A Hyundai apresentou, no CEO Investor Day 2026, um plano de crescimento centrado no aumento das vendas e da rentabilidade, mantendo como objetivo atingir “5,55 milhões de veículos vendidos mundialmente em 2030, o equivalente a uma quota de mercado global de 6%”.
A estratégia prevê o lançamento ou atualização de mais de 100 modelos até 2030, incluindo mais de 18 entradas em novos segmentos. “Só nos próximos oito meses, deverão chegar sete novos modelos”, revela a marca.
Ofensiva elétrica
A eletrificação terá um papel central. A Hyundai pretende que os veículos elétricos representem “60% das vendas em 2030, contra 23% em 2025”. Em paralelo, a marca vai introduzir os primeiros modelos EREV (Extended-Range Electric Vehicle) a partir do primeiro semestre de 2027.
“Os nossos fundamentos nunca foram tão sólidos”, afirma José Muñoz, presidente e CEO da Hyundai Motor Company. O responsável destaca a “capacidade do grupo para continuar a investir, lançar mais de 100 modelos e elevar a margem operacional para mais de 9%”.
TUCSON e SANTA FE
Entre os próximos lançamentos, estão o IONIQ 3, o TUCSON, o TUCSON Hybrid e o primeiro SANTA FE EREV, além de novos SUV destinados a diferentes mercados.

“O novo TUCSON e o TUCSON Hybrid chegam aos primeiros mercados no quarto trimestre de 2026. O modelo ultrapassou já as 10 milhões de unidades vendidas a nível mundial, sendo o Hyundai com maior volume acumulado de vendas”, sublinha a marca.
O SANTA FE EREV está previsto para o primeiro semestre de 2027. “O modelo deverá oferecer mais de 960 km de autonomia total, combinando uma experiência de condução próxima da de um elétrico com a possibilidade de recorrer a um motor gerador para ultrapassar as limitações associadas ao carregamento”.
A Hyundai identifica ainda oportunidades de crescimento nos veículos comerciais ligeiros e nas pick-up de tamanho médio, segmentos onde considera ter, atualmente, uma presença limitada.
Produção cresce
Para acompanhar o crescimento previsto, a Hyundai vai “aumentar a capacidade mundial de produção em 1,27 milhões de veículos até 2030”, afirma a marca.
A América do Norte ficará com o maior incremento, de 500 mil unidades, seguida da Índia, com 320 mil, das instalações de montagem CKD, com 250 mil, e da Coreia do Sul, com 200 mil.

Na América do Norte, a empresa pretende, também, elevar de 60 para 80% a incorporação local de componentes até 2030. A região deverá contar com mais de 10 modelos híbridos, que representarão metade das vendas.
“Na Europa, a Hyundai quer cobrir 85% do mercado com um portefólio totalmente eletrificado. A marca prevê ultrapassar as 420 mil vendas de veículos elétricos por ano em 2030, face às 116 mil unidades previstas para 2025”, pode ler-se no mesmo documento.
O IONIQ 3 será lançado na Europa no último quadrimestre de 2026, com 496 km de autonomia WLTP e integração da plataforma de conectividade Pleos Connect.
Genesis: 350 mil vendas
A Genesis, marca premium do grupo, entra na segunda década com uma meta de 350 mil veículos vendidos anualmente até 2030, em mais de 40 mercados.
“O SUV GV90 será um dos principais lançamentos, acompanhado pelo primeiro híbrido da marca, o GV80 Hybrid, e por um SUV EREV com mais de 1.000 km de autonomia, previsto para o início de 2027”, afirma a marca.

A Genesis pretende ainda “aumentar para mais de 270 os seus pontos de venda mundiais, enquanto prossegue a expansão geográfica. Espanha será um dos novos mercados no quarto trimestre de 2026”, acrescenta.
Waymo e robótica
A Hyundai pretende, igualmente, acelerar os negócios associados à condução autónoma e à robótica. “Os primeiros robotáxis IONIQ 5 desenvolvidos com a Waymo serão entregues no quarto trimestre de 2026. Produzidos na HMGMA, na Geórgia, deverão contribuir para a expansão internacional dos serviços de robotáxi a partir de 2027”, adianta a mesma fonte.
A Motional, empresa do Hyundai Motor Group, também utilizará o IONIQ 5 como robotáxi no lançamento do seu serviço comercial. “Na robótica, a parceria com a Boston Dynamics deverá avançar para uma fase de comercialização”, diz.
“O Robot Metaplant Application Center (RMAC), inaugurado nos EUA, em junho, deverá multiplicar por 10 a sua capacidade até final de 2026”, avança a marca. A Hyundai pretende ainda começar a implementar o robot humanóide industrial Atlas na Metaplant America, a partir de 2028.
Condução autónoma
A estratégia de condução autónoma será implementada progressivamente. “A Atria AI, plataforma de Inteligência Artificial da Hyundai, começará este ano a recolher dados em situações reais de condução na Coreia do Sul”, dá conta.

“Em 2028, a marca pretende introduzir tecnologia de condução autónoma de Nível 2+ no seu primeiro veículo definido por software produzido em série, através da colaboração com a NVIDIA”, destaca a mesma fonte.
A marca prevê evoluir, posteriormente, para níveis superiores de automatização, utilizando os dados recolhidos pela sua frota para melhorar, continuamente, os sistemas.
A partir de 2029, deverá entrar em funcionamento o Centro de Dados de IA de Saemangeum, com 100 megawatts de potência e capacidade para mais de 50.000 GPUs.
Baterias mais rápidas
A Hyundai está, também, a desenvolver internamente novas células de bateria. Segundo a marca, estas “proporcionam mais do dobro da potência das anteriores células de elevado teor de níquel e permitem reduzir em 40% o tempo de carregamento”, diz.
E explica: “As novas células serão utilizadas nos modelos EREV, enquanto os futuros elétricos deverão recorrer a células NMC de teor médio de níquel, capazes de reduzir os custos da bateria em cerca de 30%”.

A marca pretende ainda “melhorar o sistema de gestão de baterias baseado na ‘nuvem’, com o objetivo de aumentar, em média, 20% a vida útil das baterias até 2028”.
Outra tecnologia apresentada é a Proteção contra Fuga Térmica (TRP), concebida para impedir a propagação do calor entre células em caso de incêndio.
“A solução foi testada em mais de 200 ensaios com baterias NMC prismáticas e do tipo pouch e terá estreia num modelo Genesis”, conclui a marca no comunicado.
Mais sobre a Hyundai aqui.

