powered by

Hella Gutmann apresenta diagnóstico automatizado

Empresa alemã entra numa nova era do diagnóstico de veículos automatizando as operações com Inteligência Artificial (IA) e tecnologia de Big Data. Saiba de que forma.

“O ‘Diagnóstico Automatizado’ (AD, de ‘Automated Diagnosis’ em inglês) da Hella Gutmann economizará tempo valioso às oficinas por intermédio de processo de diagnóstico focado e simplificado”, começa por dar conta o comunicado.

“Além disso, a vinculação confiável de diagnósticos a componentes permite novas oportunidades para melhorar a eficiência no negócio de peças. O AD será apresentado ao vivo, pela primeira vez, na Automechanika Frankfurt, que se realizará de 13 a 17 de setembro de 2022. A integração no software mega macs SDI está prevista acontecer até final deste ano”, revela.

O “Diagnóstico Automatizado” é um sistema inteligente de autoaperfeiçoamento contínuo que gera um resultado de diagnóstico validado estatisticamente. É baseado num histórico de cerca de dois mil milhões de códigos de avaria e em cerca de cinco milhões de resoluções de problemas registadas pelo Centro de Atendimento Técnico da Hella Gutmann.

Atualmente, o AD é capaz de identificar um componente partido em cerca de 80% de todos os casos de diagnóstico relevantes. A tendência é positiva. O botão “Diagnóstico Automatizado” inicia uma reação em cadeia que começa com a identificação automatizada do veículo e a leitura do código de avaria, terminando quando o componente defeituoso estatisticamente mais provável for identificado.

No processo, o mega macs, no modo AD, seleciona, automaticamente, a próxima etapa de diagnóstico em cada caso. Com a ajuda da Inteligência Artificial, conhece o caminho mais curto para cada diagnóstico do sistema.

“Verifica quais os sistemas que estão instalados no veículo e quais parâmetros relevantes para o processo de diagnóstico”, explica a Hella Gutmann.

“O mega macs é capaz de correlacioná-los e tomar a decisão certa para a próxima etapa de diagnóstico necessária, muito semelhante a uma transmissão automática de autoaprendizagem que seleciona a mudança certa dependendo da situação”, reforça.

Check-up Media Hella Gutmann automated diagnostics 2

“No futuro, o diagnóstico do veículo deve ser tão fácil como conduzir um automóvel com caixa automática: conecte o mega macs ao veículo, ative o AD e, depois, volte a sua atenção para outro trabalho primeiro”, frisa o comunicado.

E vai mais longe: “Assim que o resultado do diagnóstico gerado automaticamente com todas as informações técnicas adicionais estiver disponível, o mecânico poderá agir. É claro que o mecânico pode seguir os passos automatizados, em tempo real, no ecrã ou no conhecido modo Tip-tronik, podendo assumir, manualmente, a função a qualquer momento”.

Durante anos, a Hella Gutmann comprometeu-se em desenvolver diagnósticos de veículos da forma mais conveniente, eficiente e fiável possível para as oficinas. Segundo afirma, “trata-se de um desafio sem fim para o diagnóstico de veículos lidar com a complexidade da diversidade de modelos combinada com a multiplicidade de sistemas de veículos. O que torna a automação e o atalho inteligente do diagnóstico diário do veículo ainda mais valioso para a rotina diária da oficina”.

Mais sobre a Hella Gutmann aqui.

Banner_LIQUI_MOLY_875x175MFPinto_BorgWarner
RomafeLusilectrawolf animado

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade

Atualidade