powered by

Flying Spur: o Bentley de quatro portas mais potente

Marca lançou o seu primeiro supercarro de quatro portas, agora na sua quarta geração, após quase duas décadas enquanto referência entre os sedans de luxo e performance.
Check-up Media new Bentley Flying Spur

Lançado, inicialmente, com foco na performance da versão Speed, o novo Flying Spur é construído em torno do novo motor Ultra Performance Hybrid da Bentley, dotando-o de uma impressionante gama de capacidades.

Num extremo, é capaz de uma condução serena e silenciosa em modo puramente elétrico até 76 km, ideal para zonas de emissões zero ou viagens urbanas, com emissões de CO2 90% inferiores às do anterior Flying Spur Speed.

Quando uma condução mais dinâmica é desejada, os 782 cv combinados do motor V8 da Bentley – 147 cv a mais do que no modelo anterior – e do motor elétrico oferecem uma performance sensacional, atingindo os 100 km/h em 3,5 segundos, meio segundo mais rápido do que o seu antecessor.

“Poucos veículos no mundo podem exibir tal amplitude de capacidades; nenhum o faz com o refinamento, equilíbrio ou luxo do novo Flying Spur, justificando a afirmação da Bentley de que este é o seu primeiro supercarro de quatro portas”, assegura a marca britânica.

Embora o design exterior mantenha, em grande parte, o estilo familiar, musculado e elegante da terceira geração do Flying Spur, lançada em 2019, é sob a superfície do automóvel que ocorrem as mudanças reais.

Check-up Media new Bentley Flying Spur interior

O novo sistema motriz é combinado com uma arquitetura elétrica totalmente nova, que acompanha o conjunto mais moderno de tecnologia automóvel já instalado em qualquer sedan de luxo verdadeiro.

Novos recursos de bem-estar

As atualizações no interior aprimoram ainda mais o já requintado habitáculo do Flying Spur, com novas opções de costura, revestimento em pele 3D “Diamond” estendido para as portas e pilares, bem como novos recursos de bem-estar, incluindo a ionização inteligente do ar e a opção de ajuste postural automático nos quatro assentos, oferecendo ainda mais possibilidades de personalização. Ao mesmo tempo, a introdução do My Bentley App Studio traz uma variedade de aplicações úteis diretamente ao alcance do condutor.

O sistema de tração integral Ultra Performance Hybrid do Flying Spur Speed combina um avançado motor V8 biturbo de 4.0 litros com 600 cv e um motor elétrico de 190 cv, integrado, de forma elegante, na transmissão de dupla embraiagem com oito velocidades.

Em modo “Sport”, este conjunto motriz disponibiliza um total de 782 cv e 1.000 Nm, com o binário instantâneo do motor elétrico a complementar o trabalhar carismático do V8. Comparado com o modelo Speed anterior, o novo Flying Spur Speed oferece mais binário a partir de rotações mais baixas, maior binário máximo e maior potência em toda a faixa de rotações.

O binário do sistema aumentou mais de 11% em comparação com o Flying Spur Speed anterior, equipado com o motor W12, passando de 900 Nm para 1.000 Nm. A potência do sistema também cresceu 19%, de 659 cv para 782 cv, fazendo do novo Flying Spur o sedan da Bentley mais potente jamais criado.

Check-up Media new Bentley Flying Spur rear seats

O novo motor V8 de 600 cv e 800 Nm – sem o tradicional sistema de vácuo e com uma pressão de injeção de combustível de 350 bar (anteriormente com 200 bar) – proporciona uma combustão mais limpa e emissões reduzidas.

Com o motor elétrico a eliminar o atraso do turbo (efeito turbolag), foram utilizados dois turbocompressores de rotação simples, o que dimunui a complexidade e permite que funcionem a temperaturas mais elevadas, minimizando as emissões.

“Assim, não é necessário hardware para desativação de cilindros, uma vez que o motor de combustão pode ser desligado totalmente quando se utiliza o motor elétrico”, explica a Bentley.

76 km de autonomia elétrica

No modo puramente elétrico, este motor oferece 190 cv e 450 Nm de binário, mais do que suficiente para acompanhar o tráfego na maioria das situações, enquanto a bateria de 25,9 kWh proporciona até 76 km de autonomia exclusivamente elétrica (segundo o ciclo de condução da UE). Juntos, o motor V8 e o motor elétrico oferecem ao novo Flying Spur uma autonomia total de 829 km.

O modo totalmente elétrico pode ser utilizado a velocidades de até 140 km/h, com aplicações de aceleração de até 75%. A bateria pode ser completamente recarregada em apenas duas horas e 45 minutos, graças às melhorias significativas na capacidade do carregador e da bateria, com uma potência de carregamento máxima de 11 kW.

Check-up Media new Bentley Flying Spur action

O sistema de motorização gere os fluxos de energia conforme o modo escolhido – com opções de funcionamento puramente elétrico, boost elétrico, travagem regenerativa e, mais importante para este novo Flying Spur, o modo de carga, em que o motor de combustão aciona as rodas e carrega a bateria simultaneamente.

O Bentley Performance Active Chassis vem de série no Flying Spur Speed. As características deste novo sistema sofisticado incluem o Bentley Dynamic Ride e a direção integral, juntamente com um diferencial de escorregamento limitado controlado eletronicamente.

Uma nova geração de software de controlo do ESC (Controlo Eletrónico de Estabilidade) permite uma variedade de estilos de condução e garante uma tração fiável em todas as condições. Com uma distribuição de peso de 48,3:51,7, os sistemas de chassis e o ESC dispõem de uma plataforma mecanicamente otimizada para oferecer o refinamento final.

O sistema utiliza vetorização de binário ativa da frente para a traseira, através de um diferencial central, e vetorização precisa em cada eixo usando os travões. Os novos e avançados amortecedores permitem que o controlo de compressão e de retorno sejam ajustados separadamente, criando uma distinção clara nas capacidades dinâmicas entre os modos “Comfort”, “Bentley” e “Sport”.

Foi mantido o controlo da carroçaria no modo Sport da geração anterior, enquanto o conforto de condução no modo Comfort é significativamente melhorado.

Check-up Media new Bentley Flying Spur action tunnel
Design expressivo e distinto

O carácter orientado para a performance do novo Flying Spur Speed é realçado pelas mais recentes otimizações de design. Os acabamentos exteriores em tom escurecido conferem ao exterior uma sensação desportiva e técnica, enquanto a nova grelha específica da versão Speed, o para-choques dianteiro e o difusor traseiro criam um visual renovado e imponente.

O pacote aerodinâmico Styling Specification surge, agora, pintado na cor da carroçaria, embora os proprietários possam optar por um acabamento em fibra de carbono.

As novas luzes LED de boas-vindas, integradas nas portas, projetam uma versão animada do logótipo Bentley Wings no chão sempre que as portas dianteiras são abertas. Esta nova aplicação da tecnologia de “escultura de luz” da Bentley segue-se à sua primeira utilização no coupé Batur, feito por encomenda pela Mulliner.

Novas jantes de 22″ com 10 raios inclinados estão disponíveis em dois acabamentos (“Grey Painted and Bright Machined” e “Black Painted”), juntamente com outros dois designs de jantes de 22″, disponíveis numa variedade de acabamentos pintados: “Black Painted”, “Dark Tint” e “Pale Brodgar Satin”.

No interior, os ocupantes desfrutam da mais recente expressão do design e artesanato reconhecido da Bentley, com novos estilos de bancos que apresentam acolchoamento em 3D com padrão de diamante e um padrão de perfuração renovado na secção central dos bancos.

Check-up Media new Bentley Flying Spur profile

O revestimento tátil em pele 3D Precision Diamond cobre o interior das portas e os pilares B. Complementando os acabamentos exteriores em tom escurecido, o novo (e opcional) acabamento “Dark Chrome Specification” proporciona uma estética contemporânea e confere um carácter discreto ao habitáculo, aplicando-se a puxadores de portas, botões, grelhas dos altifalantes e várias outras áreas do interior.

Novos gráficos na instrumentação para o condutor completam o pacote de melhorias de design, enquanto o aclamado Bentley Rotating Display, permitindo uma escolha entre um ecrã de alta-definição de 12,3″, três mostradores analógicos ou uma superfície contínua de madeira artesanal, continua a ser proposto como opção.

Um mundo de configurações

Os clientes continuam a ter à sua disposição dezenas de milhares de milhões de possibilidades de configuração para escolher — antes mesmo de considerar o universo infinito de possibilidades proporcionado pela divisão de personalização da Bentley: Mulliner.

A capacidade de um cliente especificar um Flying Spur totalmente único, adaptado aos seus gostos e personalidade, destaca a capacidade do veículo para proporcionar o poder do possível.

A gama de pinturas, de 101 cores, pode ser alargada para incluir qualquer cor do passado da Bentley, sendo, também, possível criar uma cor personalizada. No interior, há 22 cores principais de revestimento em pele, 11 tonalidades secundárias e quatro combinações de cores, resultando em mais de 700 combinações apenas para o couro, antes de adicionar costuras contrastantes, rebordos ou características personalizadas.

Check-up Media new Bentley Flying Spur front studio

As peles são combinadas com oito opções de folheado em madeira e mais três acabamentos técnicos, que podem ser utilizados como acabamentos únicos ou duplos e, também, podem ser combinados com qualquer cor de revestimento interno ou pintura exterior.

O novo Flying Spur oferece três sistemas de áudio. O sistema de série inclui 10 altifalantes e 650 W, enquanto um sistema Bang & Olufsen de 1.500 W e 16 altifalantes, com grelhas iluminadas, é direcionado para clientes com um estilo de vida mais orientado para o entretenimento.

Para os verdadeiros audiófilos, está disponível um sistema Naim de 2.200 W com 19 altifalantes, sistema de baixos ativos embutidos nos assentos dianteiros e oito modos de som. O vidro acústico laminado é mantido no para-brisas e nas janelas laterais, resultando numa redução de 9 dB no ruído exterior em comparação com o vidro não acústico.

A quarta geração do Flying Spur Speed beneficia da mais recente evolução da arquitetura elétrica, permitindo um avanço significativo na tecnologia de infoentretenimento e assistência ao condutor. O resultado é uma experiência perfeita em termos de bem-estar, sistemas de assistência ao condutor, infoentretenimento e serviços de conectividade para automóveis.

Cocktail de tecnologia

Pela primeira vez no Flying Spur, o opcional Wellness Seating Specification está disponível para os quatro lugares. Este inclui a climatização automática dos assentos e o ajuste postural, que medem e mantêm a temperatura corporal perfeita através de aquecimento e ventilação por zonas, variando suavemente e de forma contínua a pressão sobre os músculos dos ocupantes ao longo da viagem para minimizar a fadiga.

Check-up Media new Bentley Flying Spur rear studio

O painel de instrumentos mostra ao condutor a forma como o automóvel está a reagir face à presença de outros veículos. A deteção de veículos em redor permite o uso do Intelligent Park Assist, a mais recente geração de sistemas de estacionamento automático com controlo de velocidade.

O bem-estar e o conforto do condutor e dos passageiros são ainda mais aprimorados por um sistema de ar condicionado que inclui, agora, ionizadores de ar, um novo filtro de partículas e ecrãs que mostram a qualidade do ar dentro e fora do veículo.

O sistema também sincroniza com a navegação por satélite do veículo, sabendo quando pode ser necessário melhorar a qualidade do ar no habitáculo (por exemplo, ativando a recirculação do ar do habitáculo quando o veículo entra num túnel).

Foram feitas melhorias com funcionalidades essenciais, como o Apple CarPlay sem fios, o Android Auto sem fios e atualizações de mapas over-the-air. Para além destas funcionalidades, os clientes que optarem por emparelhar o seu telemóvel poderão usufruir de vários serviços de veículo conectado.

Todos os anos, estarão disponíveis novas funcionalidades, como a previsão de semáforo verde, que está a ser progressivamente ativada nas principais cidades dos EUA e da Europa, permitindo uma condução fluida pelos centros urbanos.

Check-up Media new Bentley Flying Spur profile studio

O novo My Bentley App Studio é a mais recente novidade no ecossistema digital da Bentley. Os clientes podem aceder a uma grande variedade de aplicações para o veículo e de terceiros, que podem ser descarregadas diretamente para o sistema de infoentretenimento, de forma independente de um smartphone.

As aplicações incluem música, vídeo, jogos, navegação, estacionamento e carregamento. Estas aplicações são integradas de forma perfeita no sistema de infoentretenimento e podem ser utilizadas de forma segura e fiável, mesmo durante a condução. A oferta de aplicações é adaptada, especificamente, a cada mercado.

Spur of The Moment

Para celebrar o lançamento do novo Flying Spur, a Bentley juntou-se a ícones do mundo do desporto motorizado – tanto jovens como veteranos. O Campeão Mundial de F1 de 1996, Damon Hill, é acompanhado pela estrela em ascensão e piloto da Williams F1 Academy, Lia Block, numa exibição dinâmica das capacidades do veículo em pista.

Além de uma participação surpresa no final do filme do ex-piloto de F1, em que Martin Brundle chega num Bentley EXP Speed 8, o mesmo que conduziu para a Bentley nas 24 Horas de Le Mans em 2001.

Mais sobre a Bentley aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade