powered by

Eurol lança gama de lubrificantes específica para corridas

O fabricante holandês revelou a sua nova gama de lubrificantes para o desporto automóvel, que anuncia maior proteção contra desgaste e propriedades de desempenho melhoradas.

A Eurol apresentou uma linha de lubrificantes especiais para corridas, que assegura, segundo diz, maior proteção contra desgaste e propriedades de desempenho otimizadas. No desenvolvimento dos novos produtos, participaram as principais equipas do desporto automóvel, onde se incluem TOYOTA GAZOO Racing, Overdrive Racing, Comtoyou Racing, MKR Technology, Coronel Dakar Team e APP Racing.

A linha Eurol Speciality Racing consiste em óleos de motor 0W-40 e 10W-60, óleos de transmissão 75W-90 e 75W-140, óleo ATF, fluido de travões e massa lubrificante CV Joint, todos disponíveis em diferentes tipos de embalagem.

“Aplicámos a exclusiva tecnologia SYNGIS em lubrificantes nas provas de pista e em ralies. Os resultados foram surpreendentes. Dados recolhidos junto de várias equipas permitiram concluir que os produtos de corrida da Eurol Specialty asseguram temperaturas de funcionamento significativamente reduzidas, mais potência e velocidades mais elevadas em comparação com lubrificantes de competição de outras marcas”, refere Bart van Hoorn, gestor de negócio da Eurol Specialty Lubricants.

Que acrescenta: “Com a redução do desgaste, que chega aos 80% em alguns casos, a vida útil do equipamento é alargada, o que é fundamental numa corrida de resistência, como, por exemplo as provas de 24 horas ou o Rally Dakar. Os produtos de corrida Eurol Specialty aumentam a probabilidade de se cortar a meta sem sofrer problemas mecânicos. Outra vantagem é que as peças duram mais, ajudando a reduzir os custos totais”.

Foram várias as equipas internacionais líderes que estiveram envolvidas no desenvolvimento e teste deste linha especial da Euro para corridas, numa grande variedade de disciplinas: TCR, WTCR, NASCAR, autocross, rally e Dakar,

Eurol Dakar racing

Uma dessas equipas foi a TOYOTA GAZOO Racing Dakar, com a qual o piloto Nasser Al Attiyah terminou em segundo lugar da geral a mais dura prova de todo-o-terreno do mundo, vencendo seis etapas.

“Utilizámos vários produtos de corrida Eurol Specialty durante o Rally Dakar 2021. Não detetámos nenhum desgaste significativo, apesar de ter sido uma edição extremamente difícil. É uma ótima notícia”, afirma Glyn Hall, diretor da Divisão Dakar da TOYOTA GAZOO Racing.

Já François Verbist, gestor da equipa Comtoyou Racing, também se mostra entusiasmado: “Usámos a linha de corrida Eurol Speciality no Audi RS 3 de Tom Coronel durante as corridas do WTCR. Os dados retirados do motor e da caixa de velocidades evidenciaram uma diferença clara em comparação com outros produtos de corrida: temperaturas mais baixas, menor atrito e melhor desempenho. É exatamente o que precisamos”.

Eurol Dakar

Acerca da origem e do desenvolvimento da nova linha de competição, Bart van Hoorn revela que os lubrificantes Eurol Specialty começaram a ser desenvolvidos em 2015, “com o objetivo de transformar anos de experiência nas melhores soluções de lubrificantes para os clientes. Aproveitámos a nossa tecnologia SYNGIS, com uma interação sinérgica entre as propriedades de lubrificação e proteção, mesmo nas condições mais extremas”.

Segundo o responsável, “o nosso foco principal é no mercado de pesados, como movimentação de terras, agricultura e indústria, onde as condições de operação exigem o máximo dos nossos lubrificantes. Os produtos de que dispomos asseguram desgaste reduzido, melhor desempenho e custos mais baixos, como temos vindo a demonstrar através de inúmeras aplicações práticas”.

A concluir, Bart van Hoorn estabelece um paralelismo entre o trabalho pesado e o mundo das corridas: “Em ambos os casos, o foco está no desempenho ideal nas condições mais extremas. É, por isso, que recorremos ao Rally Dakar como o melhor campo de testes para os nossos produtos. Foi com este conhecimento e experiência recolhida junto do rali mais difícil do mundo que surgiu a linha de corridas Eurol Specialty”.

Mais sobre a Eurol aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
MewaRPL climaliquimoly_300x150_mMF Pinto Import. export peças, S.A.SKFLogo_Mcnur_300x150

artigos relacionados

Últimas

Pneus