powered by

Está ciente da importância do termóstato no sistema de refrigeração do veículo?

A temperatura do motor é controlada por intermédio do líquido de refrigeração e do termóstato. Com a ajuda da Industrias Dolz, abordamos a importância deste último.

O termóstato é um dos componentes essenciais para que o motor funcione com a temperatura ideal. Temperatura essa que é controlada por intermédio do líquido de refrigeração e do termóstato.

De mecanismo simples, mas muito prático, o termóstato, além de útil, é fundamental. É ele que tem a função de regular a temperatura do motor e, através do radiador, controlar o sobreaquecimento do motor, ou seja, é utilizado para arrefecer e aquecer o motor do automóvel.

No fundo, o termóstato é uma válvula equipada com uma mola que é responsável por regular a quantidade de líquido de refrigeração que passa do bloco do motor para o radiador, de modo a garantir que o motor funcione corretamente.

Num artigo assinado por Patricia Gimeno e publicado no website da Industrias Dolz, pode ler-se que o termóstato “tem duas posições: fechado e aberto. Quando se encontra fechado, o fluxo do líquido de refrigeração é bloqueado, fazendo com que a temperatura do motor aumente. Ao invés, quando está aberto, o líquido de refrigeração pode fluir para o radiador, onde o calor é dissipado e o próprio líquido de refrigeração arrefece”.

Sintomas de problema no termóstato

Motor sobreaquecido ou muito frio

Se o termóstato não estiver a funcionar, o ponteiro da temperatura acabará fora da faixa que deveria estar. Portanto, é melhor prestar-se atenção ao medidor de temperatura no painel de instrumentos.

Mudanças na temperatura do motor

Flutuações erráticas de temperatura também podem ser um indicador do mau funcionamento do termóstato e do baixo desempenho do motor.

Fuga de líquido de refrigeração

À volta do corpo do termóstato ou em baixo do veículo, indica que pode haver fuga com origem no termóstato, que não permite que o líquido de refrigeração flua quando se encontra preso na posição fechada.

Este componente pode ser visto como uma comporta que permite ou impede a circulação do fluxo do líquido de refrigeração do motor para o radiador. Durante a utilização normal, o termóstato nunca está na posição totalmente fechada ou totalmente aberta, dependendo da condição do motor.

Mas aproxima-se gradualmente de qualquer um dos casos para controlar o fluxo do líquido de refrigeração. Por seu turno, a bomba de água empurra o líquido de refrigeração de baixa temperatura do radiador para o motor. A Industrias Dolz dispõe de termóstatos e bombas de água de elevada qualidade com especificação OE.

Existem diferentes tipos de termóstatos. Os tradicionais não contêm nenhum tipo de sistema eletrónico e funcionam graças à expansão de uma cera encapsulada. À medida que a temperatura aumenta, a cera expande-se e, assim, a “comporta” abre e move-se. Ao contrário, se a cera arrefecer, contrai novamente e fecha a “comporta”.

Os termóstatos integrais completos contam com um corpo projetado de forma otimizada. Outra opção são os termóstatos controlados por mapa, vistos como uma escolha segura para maior eficiência. Um termóstato assistido eletricamente (também designado de controlado por mapa) fornece uma operação mais ampla e rápida do que os termóstatos tradicionais. São regulados através do sistema de gestão do motor.

Mais sobre a Industrias Dolz aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
WRX WolfMF Pinto Import. export peças, S.A.Logo_Mcnur_300x150ImporfaseChampion Lubricantsliquimoly_300x150_m

artigos relacionados

Últimas

Atualidade