powered by

Distribuição e motor: a primeira das 12 causas ASER em 2021

Uma falha na correia de distribuição pode gerar uma das avarias mais graves e onerosas do motor. A nova edição das “12 causas Aser” alerta para a importância da manutenção responsável.

A distribuição é composta por um conjunto de peças mecânicas (correia, polias, tensores e, dependendo do fabricante, também bomba de água) e é responsável por sincronizar o movimento entre a árvore de cames e a cambota.

Por outras palavras, entre pistões e válvulas. A sincronização correta e perfeita entre as peças é importante para o bom funcionamento do sistema, evitando, assim, avarias graves no motor. Além disso, estes componentes garantem, também, a correta ventilação do motor.

O erro que, por vezes, se comete é ter em consideração apenas a indicação do fabricante quanto à quilometragem para a substituição da distribuição. Mas há mais fatores que devem ser tidos em conta e que influenciam muito o desgaste desses componentes.

https://www.youtube.com/watch?v=VsBpukSg69o

Muitas distribuições dão problemas antes do tempo previsto, causando onerosas reparações. Por exemplo, não é a mesma coisa viajar 150.000 km em autoestrada ou em circuito urbano. Neste último caso, os componentes da transmissão estão sujeitos a elevados esforços ao arrancar e travar, ao trabalhar com temperaturas inadequadas e ao percorrerem muitos quilómetros enfrentando congestionamentos ou semáforos.

Uma falha na distribuição pode originar vibrações ou ruídos irritantes, acabando por partir-se caso o problema não seja solucionado a tempo. Se forem detetadas pancadas secas, chocalhar, rangidos ou aumento do consumo de combustível, fugas de água ou perda de desempenho do veículo, é bem provável que possa existir um problema na distribuição.

No quadro abaixo, indicamos as áreas que são influenciadas pela distribuição.

Conforto
Segurança
Meio ambiente e economia
Conforto

A manutenção periódica da distribuição influencia a correta refrigeração do motor e, portanto, o correto funcionamento da climatização do veículo, uma vez que é o ar condicionado que gere o ar quente proveniente do aquecedor e o ar frio proveniente do evaporador, de modo a obter a temperatura ideal no habitáculo

Segurança

Vibrações e ruídos parasitas podem distrair a atenção do condutor e provocar acidentes. Uma falha na distribuição quando se conduz pode levar a um acidente grave.

Meio ambiente e economia

A distribuição do motor intervém na refrigeração e na preparação da mistura de combustível. Um veículo com problemas de refrigeração consome mais, pois a entrada de combustível e ar no cilindro fica afetada.

Se a bomba de água não funcionar corretamente, o veículo aquecerá mais do que o normal, aumentando o consumo de combustível e levando a que surja uma avaria na distribuição.

Ao acionar a correia da árvore de cames, influencia diretamente a fase de admissão da mistura de ar e, portanto, o consumo (nos veículos Diesel aciona a polia da bomba injetora).

Nesta campanha, que conta com a colaboração da plataforma “Elige Calidad, Elige Confianza”, a ASER Aftermarket Automotive recomenda a instalação do kit de distribuição completo.

Caso contrário, os danos causados ​​irão gerar custos de reparação muito mais elevados do que os que resultam de uma manutenção periódica adequada. Por isso, é utilizada a palavra kit para demonstrar que todos os componentes que o integram estão interligados.

Mais sobre a ASER aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
SKF_logo300x150_mATA_store_300x150_m2Checkup_club_300x150_finalFUCHS_logo_300x150_mimporspeed_300x150liquimoly_300x150_m

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Ligeiros

Internacional