powered by

Diagnósticos de reparação cirúrgicos com scanner gigante?

Sistema inovador, criado pela empresa germânica TÜV Rheinland, recorre à inteligência artificial para a realização de diagnósticos de reparação automóvel em apenas 10 minutos.

A TÜV Rheinland, empresa líder mundial em serviços de testes, inspeção e certificação, desenvolveu um sistema inovador e totalmente automático para avaliar automóveis danificados. Trata-se de um scanner gigante com 10 metros de comprimento, seis de largura e quatro de altura.

Chama-se Adomea e permite, de forma automatizada, realizar a avaliação precisa de qualquer pequena deformação na pintura e na carroçaria do automóvel. Com recurso à utilização de inteligência artificial e tecnologia de vanguarda, o equipamento deteta e regista danos mínimos causados, por exemplo, pela queda de granizo.

Segundo a TÜV Rheinland, estamos perante uma “solução perfeita para empresas que necessitam de uma rápida avaliação de veículos na devolução de aluguer ou leasing, bem como frotas inteiras de veículos ou para pessoas que desejam identificar falhas nas suas próprias viaturas”.

https://www.youtube.com/watch?v=pQuPUd3-XAM&ab_channel=T%C3%9CVRheinland

As vantagens, explica a empresa, são inúmeras. “O sistema possibilita elevada flexibilidade e menor custo na avaliação, bem como a redução significativa da sobrecarga de trabalho de técnicos e especialistas na avaliação do veículo”.

O scanner Adomea tem um tempo de medição de dois a três minutos, durante o qual um conjunto de câmaras realiza uma análise rigorosa à superfície do automóvel. Com base na recolha desta informação, o sistema fornece dados como a profundidade e diâmetro de todos os ângulos da carroçaria, combinando três sinais de medição diferentes: imagem colorida, curvatura da superfície e refletividade.

Depois da avaliação dos danos, segue-se o relatório personalizado num processo que demora entre cinco e sete minutos, incluindo já o cálculo dos custos de reparação.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Autozitania

artigos relacionados

Últimas

Pneus