powered by

DENSO e KDDI promovem tecnologia 5G para condução autónoma

As duas empresas deram as mãos para construir um circuito de testes 5G no centro global de pesquisa e desenvolvimento da Denso, em Haneda, Tóquio.

Objetivo é fazer com que a condução autónoma seja mais segura no futuro. Isenta de emissões poluentes, livre de acidentes, sem congestionamentos de trânsito e com dados pessoais bem protegidos. Nesse sentido, a Denso e a KDDI uniram esforços para construir um circuito de testes 5G no centro global de pesquisa e desenvolvimento da Denso, em Haneda, Tóquio (Japão).

Ambas as empresas irão analisar tecnologias de assistência ao condutor em veículos de condução autónoma, usando câmaras de alta definição instaladas no veículo e sensores colocados na berma da estrada (objetivo é detetar a aproximação de veículos e peões).

Na fase de verificação do projeto, a Denso e a KDDI debruçar-se-ão sobre sistemas para monitorizar, de forma eficiente, o veículo e o ambiente que o rodeia, recorrendo a imagens de alta definição recolhidos a partir de câmaras instaladas no veículo e sensores colocados na estrada baseados em comunicação 5G de alta velocidade e grande capacidade.

Sabia que…

a Denso Corporation é um fornecedor global de mobilidade que desenvolve tecnologia e componentes avançados para quase todas as marcas e modelos de veículos? E que a KDDI Corporation é uma empresa japonesa de telecomunicações móveis e fixas?

As duas empresas aproveitarão as ligações de baixa latência, que são obtidas através de evoluída tecnologia de computação para 5G, incluindo AWS Wavelength, para construir um sistema que faça chegar, em tempo real, as situações de trânsito em constante mudança aos veículos de condução autónoma e para verificar remotamente as tecnologias de assistência ao condutor.

A Denso e a KDDI planeiam realizar a verificação recorrendo a uma rede end-to-end (E2E). Esta tecnologia avançada assegura preferências exclusivas de comunicação, dependendo da aplicação e dos requisitos, através do particionamento virtual em rede.

Espera-se que esta tecnologia seja utilizada em ambientes de condução autónoma, onde vários tipos de dados devem ser comunicados em função da sua prioridade. As duas empresas vão, de resto, estudar várias aplicações.

De uma forma abrangente, pode dizer-se que o projeto de verificação visa promover a utilização de tecnologia 5G em condução autónoma, combinando o know-how da Denso no desenvolvimento de tecnologias de comunicação em veículos com a experiência da KDDI em tecnologias de rede avançadas, ajudando, desta forma, a alcançar uma mobilidade segura e protegida para todos os clientes.

Mais sobre a Denso aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Autozitania

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Ligeiros

Internacional