A BluE Nexus Corporation, a AISIN Corporation e a DENSO Corporation anunciaram o desenvolvimento conjunto uma nova “transmissão híbrida de um motor”. O novo produto tem como destino o novo crossover Crown da Toyota, que chegará ao mercado nipónico no outono deste ano.
A transmissão híbrida de um motor desenvolvida pelas três empresas integra o recém-projetado Direct Shift-6AT com um motor de acionamento e um inversor. “Caracteriza-se pelo elevado desempenho de aceleração e contribui para aumentar a eficiência do combustível”, dá conta o comunicado.
Em combinação com o eAxle, montado na parte traseira do veículo, consegue obter um desempenho de condução adequado para o veículo premium, aproveitando ao máximo o motor turbo de 2,4 litros e contribuindo para aumentar a atratividade do novo Crown da Toyota.
“A resposta rápida para iniciar o movimento do veículo foi alcançada com recurso a uma embraiagem de arranque altamente resistente ao calor, recém-desenvolvida e alcançando um controlo avançado. O efeito de assistência de elevado binário deve-se a um motor de acionamento recém-projetado combinado com o Direct Shift-6AT, obtendo resposta direta e condução com binário”, adianta a DENSO.
As embraiagens de arranque do veículo frente e de desengate do motor estão sujeitas a um controlo coordenado para que o motor possa ser ligado e desligado de forma suave e silenciosa ao arrancar o veículo em todas as situações de condução.
“O produto alcança resposta direta e suavidade, contribuindo para uma condução de alta qualidade, adequada para veículos premium, combinando as mais recentes tecnologias com passagens de transmissão automática de classe mundial”, acrescenta.
O motor de acionamento foi significativamente reduzido, diminuindo o comprimento do eixo do estator, solução alcançada por tecnologias de produção recém-desenvolvidas, incluindo o conjunto de expansão da bobina, bem como pelo arrefecimento da bobina e otimização do layout do íman.
“O motor plano de grande diâmetro possibilitou a colocação de duas embraiagens dentro do rotor do motor, possibilitando travar o aumento do comprimento total do produto”, explica o mesmo documento.
BluE Nexus, AISIN e DENSO continuarão a desenvolver produtos compactos, altamente eficientes e de baixo custo, mobilizando seus pontos fortes e know-how. As três empresas também contribuirão para a realização de uma sociedade neutra em carbono, instalando os seus produtos em veículos elétricos através da BluE Nexus.
Mais sobre a DENSO aqui.