powered by

Dachser realiza serviço especial da Alemanha à Indonésia

Equipa de projetos da divisão Air & Sea Logistics da empresa organizou transporte marítimo de Düsseldorf a Jacarta. A viagem durou 55 dias.

Uma missão, no mínimo, diferente. O departamento de logística de projetos da divisão Air & Sea Logistics, da Dachser, realizou um serviço especial de transporte (de uma peça de grandes dimensões) desde Düsseldorf, na Alemanha, até Jacarta, capital da Indonésia.

O transporte da lança de aço (com 23 metros de comprimento e 3,6 metros de largura), para substituir o braço de uma grua danificada, foi realizado, em grande parte, por via marítima, numa viagem que durou 55 dias e envolveu várias filiais da empresa.

“O resultado deste pedido especial vem reforçar a capacidade da multinacional em dar resposta à necessidade de transporte imediato e extraordinário, beneficiando de uma rede completa e global de logística integrada. Aqui, refira-se que o serviço de projetos especiais está disponível em todos os mercados onde a Dachser atua, incluindo Portugal”, explica a empresa em comunicado oficial.

Para realizar este serviço, foi necessário, em primeiro lugar, encontrar um navio adequado para transportar a estrutura de aço. Neste sentido, a Dachser optou por uma embarcação que suporta carga rolante (RoRo) e que pode, ainda, acomodar artigos extralongos num reboque MAFI, projetado, especificamente, para cargas pesadas.

O braço de guindaste saiu de Düsseldorf, numa plataforma própria para cargas pesadas, na qual percorreu 200 km até chegar ao porto de Antuérpia, na Bélgica. Já no navio, a estrutura seguiu até Singapura, onde foi transferida para uma embarcação “feeder”, que a levaria até Jacarta. No local, a equipa da Dachser Indonésia estava preparada para a chegada da lança, a fim de proceder ao descarregamento e ao transporte até ao destino final.

Sabia que…

a Dachser é dos maiores grupos privados do mundo na área da logística e transporte de mercadorias, empregando cerca de 30.609 pessoas em 399 filiais, distribuídas por 44 países?

“O maior desafio deste serviço foi que, assim que recebemos a licença de transporte, surgiram obras de construção que quase nos impediram de sair do armazém de Düsseldorf”, comenta Hans-Ulrich Brüggemann, project manager da Dachser Air & Sea Logistics em Colónia, na Alemanha, responsável pela organização do transporte. “Graças à colaboração de todos os envolvidos, encontrámos uma solução e conseguimos enviar o braço de grua até ao seu destino”, acrescenta ainda.

A Dachser Air & Sea Logistics existe, precisamente, para estes “casos especiais”. Os seus profissionais aconselham os clientes sobre determinados aspetos, como rotas e transportadoras, encarregando-se da entrega porta a porta. Depois, independentemente do objeto de transporte, a própria divisão Air & Sea Logistics da Dachser assegura a gestão de toda a logística necessária, como parte do negócio de projetos especiais.

“Ao planificar um transporte especial, há que ter em conta muitos fatores”, explica Brüggemann. “Temos de certificar-nos que oferecemos a solução mais eficiente – desde o planeamento preciso da rota, que pode envolver o encerramento de estradas, até à emissão de despachos aduaneiros”, sublinha o responsável.

Além disso, para estes serviços especiais de entrega, de escala internacional, é necessário alinhamento e coordenação entre os departamentos da Dachser nos vários países envolvidos. Foi precisamente esta colaboração entre as equipas da Alemanha e da Indonésia que permitiu a esta peça de guindaste viajar meio mundo e chegar intacta ao destino final.

Mais sobre a Dachser aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Alidata_banner_865x175

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros

Internacional

Internacional