powered by

Crianças hospitalizadas animadas com automóvel autónomo da Hyundai

Inspirado no 45 Concept, o fabricante sul-coreano desenvolveu um veículo autónomo e inteligente capaz de ler as emoções das crianças em contexto hospitalar.

O ambiente hospitalar é extremamente pesado para as crianças. E, por vezes, até uma simples consulta de rotina poderá provocar enorme ansiedade nos mais pequenos. Para minimizar estas situações, a Hyundai criou um veículo autónomo e inteligente, competente para ler as emoções das crianças, ajudá-las a descontrair e mesmo a divertir-se antes da chegada do médico.

O modelo inspira-se no 45 Concept da Hyundai. E apesar de se destinar a crianças, recorre a toda a tecnologia de ponta da marca. Basta ver que dispõe de um sistema apelidado de Emotion Adaptive Vehicle Control (EAVC). O seu primeiro teste em ambiente real teve lugar no Hospital Pediátrico de Barcelona.

O projeto por detrás do conceito chama-se Little Big e-Motion. Dotado de inteligência artificial, este veículo autónomo consegue ler o ambiente do hospital, mas ainda determinados dados clínicos da criança que transportar.

Previous
Next

Graças à EAVC, o sistema monitoriza as expressões faciais, bem como os ritmos cardíaco e respiratório, combinando esses dados com os do veículo para decidir a velocidade, o barulho e a vibração para cada momento.

Com base no sistema, o médico consegue ter acesso aos dados em tempo real, através de uma aplicação remota, havendo ainda uma luz sob o veículo que mostra o estado emocional da criança: vermelho para desconfortável, amarelo para mais tranquila e verde para totalmente calma e apta a receber o tratamento.

Medindo apenas 1.380 mm de comprimento, 810 mm de largura e 820 mm de altura, este veículo consegue atingir uma velocidade máxima de 7 km/h, com uma potência de 240 W. O protótipo resulta de um trabalho de parceria entre o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), com o 45 a ser desenvolvido pela mesma equipa que concebeu o protótipo original.

https://www.youtube.com/watch?v=ORShwGx4ULs&ab_channel=HyundaiMotorGroup

“Queremos que a nossa tecnologia ajude a melhorar as vidas dos nossos clientes, não apenas nas estradas. Esperemos que a tecnologia EAVC, no minicarro, forneça uma experiência segura e divertida para os jovens pacientes e que ajude a melhorar os seus tratamentos de saúde”, disse Jinmo Lee, engenheiro de pesquisa e desenvolvimento do Hyundai Motor Group.

Mais sobre a Hyundai aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Repintura