powered by

Carplus: visita ao Centro de Recondicionamento de V. N. de Gaia

A convite da INDASA, o Check-up visitou o Centro de Recondicionamento da Carplus, em Vila Nova de Gaia, e viu como são “produzidos” os 12 carros por dia para o negócio de usados.

O dia começara cedo. O relógio ainda não marcava 7h da manhã quando o Check-up saiu de Lisboa com destino a Vila Nova de Gaia. Objetivo: visitar o Centro de Recondicionamento da Carplus, marca do Grupo Salvador Caetano que se dedica ao comércio de carros usados.

A convite da INDASA, parceira da Carplus na área de preparação de pintura, o Check-up pôde ver, ao vivo e a cores, como são “produzidos” (termo que se deve ao conceito de fábrica adotado pela empresa), em média, 12 carros por dia num turno de seis horas.

Na imagem de abertura deste artigo estão (da esquerda para a direita) Sérgio Ferreira, diretor do Centro de Recondicionamento da Carplus, Gonçalo Rodrigues, assistente técnico da INDASA na zona norte, Diego Levin, diretor de vendas e marketing da INDASA Brasil, Joana Alves, diretora de marketing da Carplus, Paulo Moreira, COO da Carplus, Guilherme Romanholi, youtuber e gerente da Tonimek (oficina localizada em São Paulo), e Rafael Dias, iberian market manager da INDASA.

Todos os carros que entram na Carplus passam pelo mesmo processo de recondicionamento, que tem início numa lavagem exterior e termina com a realização de filmagens e fotografias num estúdio criado para o efeito, que permite ao cliente ver o produto no website da Carplus.

Ao entrar no centro, cada carro passa, sem parar, por um equipamento com inteligência artificial fornecido por uma multinacional francesa (o único existente em Portugal) que faz um scan para verificar a existência de qualquer dano exterior, até os mais pequenos, fornecendo logo o orçamento.

Depois, cada carro percorre todo o circuito. Se precisar de ser pintado, passa pela zona de preparação (lixamento, polimento), pela cabine de pintura e pelo forno, antes de se dirigir à secção de mecânica para ser inspecionado. A penúltima etapa é a limpeza e a higienização.

Tudo começou em 1999

Para nos contar a história da empresa, ninguém melhor do que o COO (Chief Operations Officer): Paulo Moreira. “A Carplus iniciou a sua atividade em 1999 no negócio de usados, fruto de uma parceira entre o Grupo Sonae e o Grupo Salvador Caetano”, começa por revelar.

Check-up Media Carplus 2
Check-up Media Carplus 3

“Mais tarde, ficámos na posse de todo o negócio de usados. Em 2021, definimos a estratégia dentro da Caetano Retail de querermos ser o operador número um no negócio de usados, tal como somos na venda de novos”, afirma o responsável da Carplus em Portugal e Espanha.

Segundo explica ao Check-up, “queremos, com a marca Carplus, ser um complemento aos mercados de retalho onde desenvolvemos negócio. Estamos presentes em Portugal (Gaia, Guimarães e Sintra) e Espanha (Leganés e Málaga, estando prevista a abertura de mais dois pontos até setembro: Parla e Sevilha, qualquer deles com mais de 20.000 m2 de área)”.

E vai mais longe: “O nosso objetivo é ter lojas de grande dimensão para o cliente poder escolher entre o vasto stock de usados que temos. Neste momento, na nossa página web, dispomos de mais de 1.000 viaturas para venda em Portugal”.

De acordo com Paulo Moreira, “se assim o entender, o cliente pode realizar um test drive nas nossas lojas. Todas as viaturas são revistas por nós em 300 pontos. Contamos com um Centro de Recondicionamento em Portugal (brevemente, abriremos dois em Espanha). Somos minuciosos na preparação das viaturas, que são vendidas praticamente como novas”.

E as mais-valias não se ficam por aqui. “Damos até três anos de garantia ao cliente, que pode até devolver o carro ao final de 15 dias se não gostar dele por algum motivo, recebendo exatamente o dinheiro que pagou. Estamos absolutamente convictos da qualidade do serviço que prestamos. Neste momento, em Portugal, somos a empresa número um em qualidade”, enfatiza.

É do Centro de Recondicionamento em Vila Nova de Gaia que saem as viaturas para os outros pontos do país, nomeadamente Porto, Guimarães, Sintra e sul. “Também fazemos recondicionamento de viaturas usadas vendidas na Caetano Retail e em algumas empresas do Grupo Salvador Caetano. Trabalhamos com todas as marcas de carros e tamanhos de veículos, desde smart e Lamborghini”, afirma Paulo Moreira.

Objetivo: crescer

A Carplus compra, atualmente, cerca de 400 carros por mês, dos quais cerca de 180 vêm para o Centro de Recondicionamento de Vila Nova de Gaia. E contam-se pelos dedos de uma só mão (e ainda sobram alguns) as vezes que a empresa fez retomas anuais de veículos que necessitaram de mais do que duas horas de intervenção mecânica.

Check-up Media Carplus 4
Check-up Media Carplus 5

“Não reparamos sinistros. Aliás, nem recebemos carros com grandes acidentes. Se a viatura necessitar de mais do que duas horas de intervenção mecânica, vai para as concessões do grupo de modo a não atrapalhar o nosso fluxo de produção”, esclarece o COO.

“Além disso, não fazemos reparações ao cliente. Trabalhamos apenas com empresas. Não compramos carros sinistrados. Ainda assim, por vezes, fazemos retomas de carros que precisam de uma intervenção mais demorada”, revela Paulo Moreira.

No conjunto de Portugal e Espanha, a Carplus vende, atualmente, cerca de 800 a 900 carros por mês (cerca de 350 no nosso país). O negócio não só corre de vento em popa como prepara-se para crescer.

“O objetivo do nosso Centro de Recondicionamento, que foi inaugurado em novembro de 2022, é ter dois turnos de seis horas cada, de modo a conseguirmos produzir cerca de 50 carros por dia até final de 2024. Estamos a fazer o nosso percurso”, congratula-se o COO.

“Atualmente, estamos a produzir, aproximadamente, 12 carros por dia num único turno de oito horas. Contamos, até final de junho de 2023, chegar a uma produção diária de 15 carros”, anuncia.

“Estamos a fazer integração e recrutamento permanente de pessoas. Procuramos ter alguns acordos com centros de formação de modo a podermos fazer integração de jovens na estrutura e ajudar a comunidade local. No final deste ano, contamos produzir entre 20 e 30 carros. E estamos a planear abrir mais duas lojas nos próximos anos em Portugal”, adianta Paulo Moreira.

Que, para o final, deixa a explicação do organigrama. “O Grupo Salvador Caetano tem uma divisão que se chama Salvador Caetano Auto, que incorpora diversas empresas do setor automóvel e de mobilidade”, diz.

“Na holding da Salvador Caetano Auto, existe a Caetano Retail, que é a divisão de retalho automóvel do grupo, representante de várias marcas de automóveis. A Carplus é, digamos, a insígnia que se dedica ao comércio de usados. A Caetano Parts, por seu turno, também faz parte da Caetano Retail e é quem nos fornece as peças”, acrescenta.

E conclui: “No que ao retalho automóvel diz respeito, entre novos e usados, o Grupo Salvador Caetano é o maior operador de Portugal e da Península Ibérica, estando inserido no grupo dos 25 mais expressivos da Europa”.

logotipo Liqui MolyAD Parts m-recCheck-up Media aserAuto m-rec
m-rec krautlim-rec exedym-rec RPL Clima
Pneus YokohamaKYB M-RecDayco

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Pneus

Internacional