powered by

Carglass explica o que precisa de saber sobre inspeção automóvel

A inspeção periódica é essencial para a segurança rodoviária. E deverá ter-se em atenção o tipo de veículo e o número de anos após a data da primeira matrícula.

“Sabia que a inspeção periódica do seu automóvel é essencial para a sua segurança e a dos outros?”, começa por questionar a Carglass, num artigo em que propõe explicar tudo o que importa saber sobre o tema.

“Para garantir o bom funcionamento da sua viatura, deverá fazer inspeções periódicas de acordo com o tipo de veículo e o número de anos após a data da primeira matrícula. Através do simulador oficial do IMT, pode saber o prazo em que deverá fazer a inspeção do seu automóvel – cerca de três meses antes da data limite”, diz.

Para veículos ligeiros, a norma para a inspeção do automóvel é a seguinte: “Após quatro anos da data da matrícula. Depois, a cada dois anos, até completar oito anos. A partir daí, as inspeções são anuais”, adianta.

E onde fazer a inspeção? “Encontre aqui o centro de inspeção mais perto de si. Mas não se esqueça dos seguintes documentos: certificado de matrícula ou livrete e título do registo de propriedade, bem como ficha da última inspeção realizada”, sublinha a Carglass.

“Faça um check-up antes de ir à inspeção do seu automóvel”, aconselha. E alerta: “Para evitar que o seu veículo chumbe na inspeção ou que lhe sejam atribuídas multas, deve verificar os seguintes acessórios: triângulo de pré-sinalização e colete retrorrefletor; sinalização luminosa funcional; sinais de perigo, de travagem, de marcha-atrás, de chapa de matrícula, de nevoeiro e ‘piscas’. E ainda as luzes de presença, médios e máximos”.

Mais: “A eficiência do limpa-vidros e possíveis vidros partidos, bem como o estado dos pneus – relevo do piso com, pelo menos, 1,6 mm – e o bom funcionamento dos cintos de segurança e dos espelhos retrovisores – superfície refletora, fixação e regulação, também devem ser salvaguardados. E verificar eventuais perdas de fluidos”.

Check-up Media vehicle inspection 2

Como pode chumbar na inspeção periódica do seu automóvel? Não é muito difícil. “O seu automóvel pode chumbar na inspeção, dependendo se falhou a data prevista para realizar este processo ou se foram identificadas anomalias de diferentes tipos/graus”, avisa a especialista em vidro automóvel.

Para chumbar, bastam, deste modo, “mais de cinco anomalias leves, uma ou mais anomalias graves ou muito graves”, relembra. Mais: “Quando os defeitos apontados na inspeção anterior não foram corrigidos no prazo de 30 dias”, frisa.

“Algumas destas falhas podem traduzir-se em multas ou até chegar mesmo à imobilização do veículo. Para evitar este tipo de cenários, faça, regularmente, uma revisão do seu automóvel, principalmente antes de cada inspeção”, conclui a Carglass.

Mais sobre a Carglass aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
MF Pinto Import. export peças, S.A.MGMliquimoly_300x150_mkroftoolsSoc. Coercial C. SantosChampion Lubricants

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade