powered by

Caetano Auto Sintra recebe primeira Irus Mix em Portugal

Oficina tornou-se pioneira em Portugal ao receber a revolucionária Irus Mix, da Axalta. Máquina promete eficiência, precisão e sustentabilidade na repintura.
Fotos
Check-up Media Axalta Irus Mix

A Caetano Auto, em Sintra, tornou-se na primeira oficina de repintura em Portugal a receber a inovadora máquina de mistura de tintas Irus Mix, da Axalta.

Este marco significativo teve direito a uma apresentação, nas instalações da empresa, para a qual contou com a presença de representantes da Cartano Auto e da Axalta, evidenciando o compromisso de ambas as empresas com a inovação e a excelência no setor. O evento reuniu vários meios de comunicação social, incluindo o Check-up.

“Não poderia haver oficina mais indicada para estrear a Irus Mix em solo português”, afirmaram os responsáveis da Axalta aos jornalistas, considerando a aposta da Caetano Auto nas tecnologias de ponta que aumentam a eficiência e melhoram os resultados dos seus serviços.

Primeira de muitas?

Ana Fazenda, diretora de pós-venda da Caetano Auto, destacou ao Check-up que a escolha de Sintra para a instalação da primeira Irus Mix em Portugal foi natural. “Sintra, de todas as nossas instalações, é a mais recente – mas já está a fazer 12 anos. Desde sempre, apostámos em tecnologia nova. Foi aqui que colocámos a primeira estufa elétrica, os primeiros painéis, a primeira linha de ar aquecido e por aí fora. Esta tem sido a nossa oficina de ponta”, afirmou.

Segundo a responsável, as expectativas em relação à máquina têm sido cumpridas e os benefícios são visíveis. “Já começámos a notar as vantagens. Enfrentamos muitas dificuldades em termos de mão de obra – um tema que já abordámos numa entrevista há uns anos (ver aqui)”, disse.

Check-up Media Ana Fazenda Caetano Auto

“Agora, em vez de termos 10 pintores a preparar tintas, conseguimos libertar esse tempo para que se concentrem noutras tarefas. O pintor lê a cor e a máquina faz o resto. Isso permite-nos multiplicar o número de carros e horas disponíveis, cumprindo prazos e melhorando a produtividade”, defendeu a responsável.

Ana Fazenda sublinhou ainda o impacto da Irus Mix na redução de erros e desperdícios. “Quando a tinta é preparada manualmente, existe sempre o fator humano e, por vezes, o receio de errar. A máquina elimina esse receio. Além disso, a quantidade de tinta produzida é exata, evitando o desperdício. Não há aquele ‘vamos fazer um bocadinho mais, por precaução’”, acrescentou.

Confiança e formação

A formação para a utilização da máquina será assegurada pela Axalta, cuja relação com a Caetano Auto é descrita como sólida e contínua. “A Axalta faz um acompanhamento regular dos nossos técnicos, vindo às nossas instalações uma ou duas vezes por semana. Sempre que introduzimos novos produtos ou equipamentos, eles ajustam-se e trabalham com toda a equipa”, revelou a diretora de pós-venda da Caetano Auto.

“Já o fizeram quando passámos para tintas aquosas ou introduzimos vernizes de secagem rápida. Este processo foi sempre muito bem coordenado”, explicou Ana Fazenda ao Check-up.

Quando questionada sobre a possibilidade de outras instalações da Caetano Auto receberem a Irus Mix, a responsável foi otimista: “Espero que sim. Se tudo correr bem e o processo se mantiver estável – como tem sido – temos outras oficinas: Porto, Gaia, Setúbal, Prior Velho, Aveiro e Braga”.

Ana Fazenda destacou ainda o impacto positivo da inovação tecnológica na perceção dos clientes, sobretudo das seguradoras, principais parceiros da Caetano Auto. “Já convidámos as seguradoras a visitar as instalações e conhecer os equipamentos, o que reforça a nossa imagem de sustentabilidade e eficácia”, confidenciou.

Escolha estratégica

João Calha, strategic account manager da Axalta Coating Systems, explicou por que razão foi Sintra escolhida para esta primeira instalação. “A decisão foi da Caetano Auto. O processo já estava avançado e deixámos a escolha para eles. Sintra foi a selecionada e concordámos totalmente. Temos desenvolvido vários projetos com a equipa de Sintra, sempre com excelentes resultados”, afirmou.

O strategic account manager da Axalta Coating Systems destacou ainda que a Irus Mix facilita a demonstração dos seus benefícios em eficácia e sustentabilidade. “Agora, temos dados reais para apresentar aos clientes. Uma coisa é o que o marketing diz que a máquina faz. Outra, é termos resultados concretos e medições. Isso dá-nos maior confiança para passar a mensagem”, adiantou o responsável ao Check-up.

Inovação revolucionária

Apresentada pela Axalta como “a máquina de mistura mais rápida, totalmente automática e completamente mãos-livres para a indústria de repintura automóvel”, a Irus Mix promete transformar o trabalho nas oficinas. Reduzindo o tempo de mistura em até 60% face aos métodos manuais, combina eficiência, precisão e uma operação autónoma, permitindo que os pintores se dediquem a outras tarefas enquanto a mistura ocorre.

Além disso, o sistema exclusivo de garrafas da Axalta elimina desperdícios e garante resultados exatos, mantendo a qualidade das marcas Spies Hecker, Cromax e Standox. O compromisso ambiental da máquina também é evidente: as garrafas são fabricadas com 50% de plástico reciclado, alinhando-se com as metas de sustentabilidade da Axalta.

Check-up Media João Calha Axalta

A instalação da Irus Mix na Cartano Auto é, assim, um marco que coloca Portugal na vanguarda da inovação no setor da repintura automóvel e reforça a posição da Axalta como líder em soluções tecnológicas avançadas.

Adaptação em curso

Mas ninguém como Edgar Jesus, responsável de pós-venda da Caetano Auto, em Sintra, para explicar como está a máquina a ser acolhida na oficina e como recebeu a equipa a nova tecnologia. “A reação foi muito natural. Já temos uma parceria forte com a Axalta e, sempre que surge um novo desafio, conseguimos ver a lógica e os benefícios por detrás do investimento”, explicou ao Check-up.

Segundo Edgar Jesus, a Irus Mix veio complementar o trabalho já realizado com outros produtos inovadores da Axalta, como o verniz rápido, que demonstrou ser altamente eficiente em termos energéticos.

“Vimos os benefícios e adotámos o produto em toda a rede Caetano Auto”, disse. Relativamente à Irus Mix, o responsável destacou a precisão da máquina e o impacto na gestão de stock e na redução de erros humanos. “A máquina garante, exatamente, 100 mg de tinta, não 101 ou 120. Multipliquemos isso por 10 carros por dia, durante 12 meses, e estamos a falar de poupanças significativas em tinta e tempo”, exemplificou.

Edgar Jesus espera que, nos próximos dois meses, sensivelmente, a equipa tenha resultados concretos que confirmarão as vantagens da máquina. “Acreditamos no potencial da Irus Mix e na sua capacidade de melhorar ainda mais os nossos processos”, concluiu.

Mais sobre a Axalta aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada