A BYD, fabricante líder mundial de veículos movidos a novas energias (EV e PHEV) e baterias elétricas, está a apresentar uma nova linha de veículos comerciais ligeiros e veículos pesados totalmente elétricos no IAA Transportation 2024, que decorre até 22 de setembro, em Hanover, na Alemanha.
Este prestigiado evento para o setor europeu de logística e transporte comercial acolhe a estreia global do E-VALI, um novo e inovador veículo comercial ligeiro (LCV) de 3,5/4,25 toneladas, que está em destaque no stand da BYD.
Outra novidade na Europa é o EYT 2.0, um trator 100% elétrico. Este veículo, concebido, especificamente, para portos, terminais e centros de distribuição, faz a sua estreia europeia juntamente com outros modelos BYD em exibição na área comercial do evento, incluindo os ETM6 e ETH8.
“Todos os veículos da BYD em exposição foram concebidos para as necessidades e preferências específicas do mercado europeu, dando prioridade às inovações da marca em tecnologias seguras, eficientes e inteligentes para o transporte comercial elétrico e sustentável”, explica a BYD Portugal.
“Com 29 anos de experiência na inovação de baterias elétricas, a BYD é o único produtor de veículos movidos a novas energias que desenvolveu os seus próprios sistemas de transmissão, baterias elétricas, semicondutores automóveis, motores e sistemas de controlo de motores”, sublinha.
Além disso, a marca desenvolveu uma e-Platform, altamente integrada e produzida, especificamente, para veículos pesados 100% elétricos, otimizando a performance e a eficiência, enquanto reduz o tempo e custos de manutenção.
BYD E-VALI
A BYD está a apresentar, em Hanover, o E-VALI, um veículo comercial ligeiro (LCV) 100% elétrico de 3,5/4,25 toneladas, concebido, especificamente, para o mercado europeu de forma a satisfazer as necessidades dos serviços de entregas de encomendas e serviços de last-mile delivery.
“Com uma capacidade de carga substancial que ultrapassa muitos outros LCV nesta categoria, o E-VALI é o epítome do design de veículos movidos a novas energias, combinando uma estética elegante com tecnologias avançadas e energeticamente eficientes, bem como com experiências inteligentes conectadas”, refere o comunicado.
“Equipado com a mais recente tecnologia BYD Blade Battery, o E-VALI destaca-se pelo seu desempenho e nível de segurança, durabilidade e eficiência, bem como pelo seu ciclo de vida alargado. Confortável, com um design ergonómico e um habitáculo bem equipado, o E-VALI aposta numa elevada especificação de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS)”, acrescenta.
E vai mais longe: “No que à autonomia diz respeito, o modelo disponibiliza entre 220 a 250 km, dependendo da versão. O E-VALI é uma solução prática e de baixa manutenção para frotas de veículos comerciais ligeiros sustentáveis”.
BYD ETM6
Concebido para o mercado europeu e com uma elevada manobrabilidade, o 100% elétrico ETM6, de 7,5 toneladas, está em exibição no IAA Transportation 2024, sendo anunciado como o parceiro perfeito para fazer distribuições em cidade com emissões zero, bem como para muitas outras aplicações.
Ostentando a nova filosofia de design da BYD para os seus veículos comerciais ligeiros e veículos pesados totalmente elétricos, o ETM6 ostenta uma aparência moderna e aerodinâmica, além de um habitáculo de alto calibre com tecnologia avançada, para conforto do condutor.
“O chassis é, também, muito configurável para diferentes utilizações. A tecnologia do ETM6 tem um historial comprovado de fiabilidade, tendo operado no mercado europeu durante mais de três anos”, assegura a BYD Portugal.
O modelo beneficia, também, da revolucionária ePlatform da BYD, desenvolvida, exclusivamente, para veículos pesados totalmente elétricos, de modo a oferecer máxima segurança, eficiência energética e performance.
O ETM6 tem uma autonomia máxima de 200 km com uma carga completa e aposta na conveniência de carregamento DC (120 kW), carregando dos 20 aos 100% em apenas uma hora.
BYD ETH8
Já o ETH8, trata-se de um veículo pesado elétrico de 19 toneladas adaptado aos serviços de logística e saneamento, com a versatilidade de uma plataforma polivalente para diferentes operações. “Dispondo de duas opções de distância entre eixos, este veículo pesado 100% elétrico oferece uma excelente manobrabilidade e uma autonomia prática de 250 km”, pode ler-se no mesmo documento.
Além disso, oferece, também, um elevado nível de equipamento a bordo e uma cabine espaçosa e ergonomicamente concebida para o conforto do condutor. Tal como o ETM6, o ETH8 faz uso da ePlatform da BYD, incorporando tecnologia de ponta que inclui um inovador sistema “5 em 1” para uma performance e eficiência otimizadas, bem como para uma maior facilidade de manutenção.
“Com uma grande capacidade de bateria, de 255 kWh, pode ser convenientemente carregado dos 20 aos 100% em duas horas. Concebido para a Europa, o ETH8 é um complemento versátil para as frotas comerciais que necessitam de soluções ecológicas 100% elétricas para atingir os seus objetivos de sustentabilidade”, dá conta o comunicado.
A BYD está empenhada na inovação em veículos elétricos sustentáveis para o transporte comercial, produzindo soluções especificamente concebidas para o mercado europeu e colaborando com parceiros locais, apoiando as frotas à medida que criam estratégias para um futuro mais verde.
Mais sobre a BYD aqui.