A Bosch acaba de assumir uma parceria com a Microsoft para desenvolver uma plataforma de software para conectar veículos à cloud, de forma a permitir uma integração perfeita.
O objetivo é simplificar e acelerar o desenvolvimento e implementação de software do veículo ao longo da sua vida útil, de acordo com os padrões de qualidade dos automóveis.
A nova plataforma, que será baseada no Microsoft Azure e que incorporará módulos de software da Bosch, permitirá que o sistema seja desenvolvido e descarregado para as unidades de controlo e computadores dos veículos.
Outro foco desta colaboração estará no desenvolvimento de ferramentas que aumentem a eficiência no processo de desenvolvimento de software. Tal deverá impulsionar a inovação e reduzir os custos de desenvolvimento de software para veículos dentro e entre as organizações.
Sabia que…
a área das Soluções de Mobilidade é o maior setor de negócios do Grupo Bosch? E que, de acordo com números preliminares, esta área gerou vendas de 42,3 mil milhões de euros em 2020, contribuindo com 59% do total das transações resultantes das operações?
Para os condutores, a plataforma significará acesso mais rápido a novas funções e serviços digitais. A colaboração entre a Bosch e a Microsoft combina a riqueza da experiência em software, eletrónica e sistemas da Bosch enquanto fornecedor automóvel líder mundial, com o know-how da Microsoft em engenharia de software e computação na cloud. Ambas as empresas pretendem disponibilizar a nova plataforma de software para os primeiros protótipos de veículos até ao final de 2021.
“Atualmente, a Bosch já atualiza, com segurança, o software do veículo de forma remota. Com esta plataforma abrangente para veículos definidos por software, queremos capacitar ainda mais os fabricantes de automóveis para desenvolver novas funções e colocá-las na estrada de forma mais rápida”, afirma Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.
“A nossa colaboração com a Bosch reúne a experiência de um dos principais fornecedores de automóveis do mundo com o poder da cloud da Microsoft, IA e GitHub”, adianta, por sua vez, Scott Guthrie, vice-presidente executivo, Cloud + AI, da Microsoft.
“Com o software a tornar-se rapidamente num diferencial importante na indústria automóvel, a nossa ambição é ajudar as empresas a acelerar a entrega de serviços de mobilidade exclusivos em veículos de passageiros e frotas comerciais em escala”, acrescenta o responsável da Microsoft.
Mais sobre a Bosch aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade