BMW iX3: modelo germânico 100% elétrico fala “português tecnológico”

Apresentado, ontem, em Lisboa, o novo BMW iX3 integra tecnologia desenvolvida pela portuguesa Critical TechWorks, o cérebro digital da marca.
Check-up Media BMW iX3

Na apresentação de ontem, no Lisboa Social Mitra, os responsáveis da BMW Portugal deixaram bem claro que não há, hoje, um único modelo iX3 sem “mão portuguesa”.

Por detrás da inteligência digital que dá vida à nova coqueluche 100% elétrica da marca bávara, está a Critical TechWorks, empresa nacional que se tornou num dos principais polos de desenvolvimento tecnológico do BMW Group em todo o mundo – leia aqui a entrevista do Check-up a Pedro Monteiro, Chief Technical Titan da empresa.

Plataforma Neue Klasse

O novo BMW iX3 é o primeiro modelo de produção da plataforma Neue Klasse, uma revolução estrutural e tecnológica que define a próxima geração de veículos elétricos da marca.

Concebida de raiz para a mobilidade do futuro, a Neue Klasse aposta na digitalização, na sustentabilidade e na eficiência, introduzindo uma “arquitetura que combina uma bateria de nova geração com gestão térmica otimizada, maior densidade energética e uma estrutura mais leve e rígida”, explica a BMW.

Check-up Media BMW iX3 interior

O design traduz esta mudança de paradigma. O iX3 apresenta proporções robustas e aerodinâmicas, uma nova grelha dupla fechada e faróis de assinatura ultrafinos, que lhe conferem uma presença moderna e elegante.

As jantes aerodinâmicas, os painéis laterais esculpidos e a traseira limpa reforçam o carácter tecnológico e eficiente do modelo. No interior, o ambiente é minimalista e envolvente, dominado pelo novo BMW Panoramic iDrive, uma superfície curva e panorâmica que une o painel de instrumentos e o ecrã central, permitindo uma experiência digital imersiva e centrada no condutor.

Critical TechWorks

Voltemos um pouco atrás e ao papel central de Portugal nesta transformação. A Critical TechWorks (CTW) — joint-venture entre o BMW Group e a portuguesa Critical Software — conta já com mais de 3.300 colaboradores em Lisboa, Porto e Braga. É aqui que se desenvolve uma parte significativa do software que equipa o novo iX3 e os modelos que se seguirão. A linguagem tecnológica é, por isso, lusa.

Entre os sistemas com contributo português, destacam-se o Panoramic iDrive, os sistemas avançados de condução assistida, como a previsão de mudança de faixa e o modelo digital da estrada, as funcionalidades de aprendizagem contínua, as infraestruturas de segurança POSIX e as atualizações remotas de software, que mantêm o veículo sempre up to date.

Check-up Media BMW iX3 rear

Para João Trincheiras, diretor de Comunicação Corporativa da BMW Portugal, “o Neue Klasse é mais do que uma linha de modelos — é uma filosofia e um novo capítulo do BMW Group”, sublinhando o orgulho no contributo português para esta nova era tecnológica.

Já Christine Marconcin, COO da Critical TechWorks, recordou que “nenhum veículo do BMW Group sai, hoje, da fábrica sem o contributo direto da CTW”, destacando a relevância do talento português na digitalização e na Inteligência Artificial aplicadas à mobilidade.

A partir de €72.900

O novo BMW iX3 reflete esta transformação: 469 cv de potência, 645 Nm de binário, autonomia até 805 km (WLTP) e arquitetura elétrica de 800V com carregamentos até 400 kW.

O sistema central “Heart of Joy” gere, de forma integrada, tração, regeneração, direção e travagem, oferecendo uma “condução precisa e emocional”, afirmam os responsáveis da marca germânica.

Check-up Media BMW iX3 front

Disponível a partir de €72.900, o novo BMW iX3 pode facilmente ultrapassar esse valor consoante o nível de equipamento. Ou não se trate de um  modelo simbólico e percursor de uma “nova era” da BMW – e com presença portuguesa em toda a sua linguagem tecnológica.

Mais sobre a BMW aqui.

artigos relacionados

Últimas

Pneus