Nem só de boas notícias se faz o aftermarket. Eduardo Huarte, pai de Óscar Huarte, atual CEO da empresa de Pamplona, faleceu no passado dia 3 de novembro, aos 92 anos de idade.
O empresário da província espanhola de Navarra revolucionou o mercado de peças de substituição automóvel ao industrializar a remanufatura de componentes em 1973, antecipando em décadas o conceito de economia circular.
“Eduardo Huarte, fundador da Lizarte S.A.U. e figura de destaque no aftermarket europeu, deixa um legado empresarial e pessoal que moldou a evolução das peças de substituição automóvel em Espanha e na Europa”, afirma a empresa, em comunicado.
“Em 1973, quando a remanufatura de componentes ainda estava associada a pequenas oficinas, Eduardo Huarte fundou a Lizarte com uma visão inovadora: aplicar processos industriais de elevada qualidade à recuperação de peças, garantindo padrões equivalentes aos dos componentes originais. O que era, na altura, um empreendimento pioneiro, é, hoje, um reconhecido pilar da sustentabilidade no setor”, acrescenta.
Segundo revela, “entre os seus desenvolvimentos mais emblemáticos, está a esfera de suspensão hidropneumática para veículos Citroën, um componente tecnicamente complexo que a Lizarte fabricou com sucesso, tornando-se numa alternativa europeia à esfera original da Citroën. Esta conquista técnica simboliza o espírito inovador que definiu toda a sua história”.
À frente do seu tempo
Para além dos marcos industriais, Eduardo Huarte destacou-se pela sua honestidade, generosidade e fé nas pessoas – valores que premeiam a cultura da empresa e explicam a sua força ao longo de cinco décadas, verbalizados por quem com ele trabalhou.
“Hoje, a Lizarte consolidou-se como especialista na remanufatura de sistemas de direção assistida e bombas hidráulicas, incluindo tecnologias avançadas, como a direção assistida elétrica e mecatrónica (EPS, EHPS,). A empresa mantém uma presença no aftermarket europeu e está a desenvolver um número crescente de contratos com fabricantes de equipamento de origem (OEM)”, pode ler-se no mesmo documento.
A empresa é liderada por Óscar Huarte, filho do fundador, que conta já com a terceira geração da família integrada na gestão, garantindo a continuidade dos princípios estabelecidos por Eduardo Huarte: excelência técnica, compromisso ambiental e serviço como pedra basilar de todas as relações comerciais.
O setor automóvel europeu despede-se, assim, de um visionário que compreendeu o futuro do mercado de peças de substituição e construiu a sua reputação com base em valores que transcendem o negócio. À família de Eduardo Huarte, colaboradores e amigos, o Check-up endereça as mais sentidas condolências.
Mais sobre a Lizarte aqui.