De 14 a 18 de outubro, na EQUIP AUTO Paris 2025, a Valeo “reafirma a sua liderança no aftermarket automóvel com uma visão clara: apoiar distribuidores e oficinas” como o seu “Augmented Service Partner”. Combinando “inovação tecnológica, compromisso com a sustentabilidade e uma oferta global de serviços, o grupo apresenta soluções que ajudam o setor a enfrentar as transformações de um mercado em rápida evolução”, avança.
Portefólio amplo
Num contexto em que os veículos permanecem mais tempo em circulação e a tecnologia se torna cada vez mais complexa, a Valeo “aposta num dos portefólios de produtos mais amplos do mercado, ajudando distribuidores e oficinas a aproveitar todas as oportunidades de negócio”, diz.
Na EQUIP AUTO 2025, destacam-se as ampliações nas áreas de gestão de motor, com mais de 4.000 referências (1.500 novos sensores e injetores até 2026); transmissão, com a mais completa gama FullPack de volantes bi-massa e mais de 60 novas referências; travagem, com uma oferta de pastilhas reorganizada e novas pinças eletrónicas de travão de estacionamento (EPB) recondicionadas”, pode ler-se.
“A marca reforça ainda a sua aposta em “motores de limpa para-brisas — duplicando a cobertura do parque europeu até 2026 — e apresenta soluções inteligentes de carregamento Ineez, bem como sistemas térmicos avançados para veículos híbridos e elétricos”.
Acelerar aftermarket
Com estas inovações, a Valeo consolida o seu papel de “verdadeiro acelerador de crescimento no aftermarket, oferecendo aos profissionais ferramentas capazes de responder a todas as necessidades, desde os veículos urbanos mais antigos até aos modelos elétricos mais recentes”, explica a empresa em comunicado.

A sustentabilidade é outro dos pilares da estratégia da Valeo. Através do programa I Care for the Planet, a empresa compromete-se a prolongar o ciclo de vida dos produtos, reduzir resíduos e diminuir as emissões de carbono.
“O grupo já recondiciona um milhão de peças por ano e pretende duplicar esse número até 2030. Entre as novidades, destaca-se a nova embraiagem dupla húmida (DWC) recondicionada para a caixa DQ250 — vencedora do Grande Prémio Internacional de Inovação EQUIP AUTO 2025”, revela.
Além disso, a Valeo é o “primeiro fornecedor de equipamento de origem a publicar Avaliações de Ciclo de Vida (LCA) das peças recondicionadas, comprovando reduções de até 64% nas emissões de CO₂ e 88% no consumo de matérias-primas face aos produtos novos — uma prova concreta de que o recondicionamento é uma solução vantajosa para todos: condutores, distribuidores e planeta”, acrescenta a mesma fonte.
Plataforma Tech Assist
Na vertente digital, a marca apresenta uma “nova versão da plataforma Tech Assist, já utilizada por mais de 1,5 milhão de profissionais”, revela. E concretiza: “A ferramenta gratuita passa a oferecer uma interface otimizada para dispositivos móveis, acesso mais rápido a dados técnicos, pesquisa inteligente e vasta biblioteca de tutoriais, permitindo identificar peças e resolver problemas de forma mais eficiente”.
Paralelamente, o “Valeo My Portal continua a simplificar o dia a dia dos distribuidores em 69 países, centralizando encomendas, verificação de stocks, garantias e oportunidades comerciais personalizadas”, refere.
“Para as oficinas, a Valeo Tech Academy mantém-se como referência na formação técnica, combinando módulos de e-learning com treino prático num simulador capaz de reproduzir mais de 150 falhas reais — preparando os técnicos para desafios, como sistemas de alta tensão e ADAS”, conclui.
Mais sobre a Valeo aqui.