“As atividades de lazer estão em alta na Europa. Seja uma autocaravana, que lhe permite deslocar-se com flexibilidade, ou o seu próprio barco, que utiliza para passear”, começa por enquadrar a Clarios.
“As baterias de iões de lítio, com os seus ciclos de carga curtos e produção de energia de longa duração, consolidaram-se neste mercado. A VARTA, marca líder da Clarios na EMEA, lança, agora, um portefólio de baterias de iões de lítio específico para aplicações de lazer fora da rede de ciclo profundo, como autocaravanas e utilização no mar”, revela.
Segundo afirma, “estas baterias de baixa tensão complementam o portefólio de baterias de iões de lítio da Clarios, confirmando a empresa como uma verdadeira impulsionadora da inovação energética, também em todas as químicas de baterias”.
E vai mais longe: “Os seis tipos – de 50 Ah a 200 Ah, em quatro tamanhos diferentes – das novas baterias de iões de lítio VARTA oferecem mais energia utilizável e um ciclo de vida mais longo, com peso e tamanho reduzidos para alimentar dispositivos elétricos na autocaravana ou a bordo”.
No mesmo docuumento, pode ler-se que “as células de iões de lítio de classe A utilizadas garantem a máxima fiabilidade e desempenho. Em comparação com uma bateria de chumbo-ácido AGM do mesmo tamanho e design, as novas baterias oferecem uma poupança de peso de cerca de 55%”.
A Clarios garante ainda que as baterias podem ser totalmente recarregadas, de vazias a cheias, em apenas duas a três horas, proporcionando até o dobro da capacidade utilizável dos modelos convencionais. “Isto é conseguido por uma Profundidade de Descarga (DoD) de 80%, o que significa que até 80% da capacidade nominal da bateria pode ser, efetivamente, utilizada durante o funcionamento”, diz.

Feitas para durar
As novas baterias de iões de lítio VARTA dispõem de diversas opções inteligentes para monitorizar a energia disponível da bateria. Por exemplo, existe uma ligação Bluetooth com uma aplicação móvel para monitorizar o estado e o desempenho da bateria.
“A aplicação fornece informações sobre o estado de carga da bateria, o seu estado geral, ciclos e utilização, temperatura interna, corrente e alarmes para todas as funções do sistema de gestão da bateria”, assegura.
“Além disso, foi implementada uma ligação aos modernos sistemas de gestão de bordo CI-BUS para os modelos de 100 e 150 Ah, de forma a integrar a gestão da bateria na gestão completa da energia dos veículos de caravana”, acrescenta.
Todo o portfeólio de baterias de iões de lítio VARTA para aplicações de lazer foi concebido para condições adversas, incluindo uma função de aquecimento para os modelos de 100 e 150 Ah, permitindo acampamentos de inverno ou aplicações marítimas.
Todas as (seis) variantes podem ser operadas de forma fiável em ambientes húmidos. “Todas as baterias, exceto a de 50 Ah, cumprem a classe de proteção IP67 e, por isso, são resistentes a pó, sujidade e até mesmo a jatos de água”, reforça.
E conclui: “Mesmo a imersão temporária em água até um metro de profundidade (até 30 minutos) não prejudica a sua funcionalidade. As versões especiais de baixa temperatura, equipadas com tecnologia de aquecimento de células, permitem o carregamento em condições frias e alargam a gama de temperaturas da aplicação”.
Mais sobre a VARTA aqui.