É uma das funcionalidades mais apreciadas nos automóveis. O sensor de acesso “mãos livres” permite abrir o porta-bagagens quando temos as mãos ocupadas com sacos de compras. Basta, para tal, passar o pé por baixo do para-choques traseiro.
“Graças ao sensor de acesso ‘mãos livres’ da Schaeffler, o porta-bagagens pode ser aberto convenientemente através de um movimento do pé sob a traseira do veículo”, adianta o comunicado.
Baseada na tecnologia de radar Doppler, esta inovação da Schaeffler permite a abertura e fecho sem chave e sem as mãos colocadas nas portas do veículo, seja a tampa da bagageira ou portas deslizantes.
“Com o portefólio alargado da Divisão Powertrain & Chassis, a Schaeffler está a posicionar-se como um novo fornecedor de soluções inovadoras de sensores para aplicações em carroçarias”, começa por afirmar Matthias Zink, CEO da Powertrain & Chassis na Schaeffler AG.
“O sensor de acesso ‘mãos livres’ é um exemplo da crescente linha de produtos complementares da Schaeffler após a fusão com a Vitesco Technologies e marca mais um passo em direção ao nosso objetivo, de nos tornarmos na empresa líder mundial em tecnologia de movimento”, acrescenta.

Precisão e fiabilidade
O sensor de acesso “mãos livres” da Schaeffler oferece aos condutores um acesso conveniente ao seu veículo – totalmente sem contacto. Ao entrar, simplesmente, no campo do radar, o sensor é ativado e as tarefas diárias tornam-se visivelmente mais fáceis.
“O sensor de acesso ‘mãos livres’ da Schaeffler é um componente essencial no veículo para um acesso intuitivo e também destaca a nossa vasta experiência em sensores no mercado”, explica Leif Reinhold, diretor da Divisão de Negócios de Soluções de Powertrain da Schaeffler, responsável pelo portefólio de sensores da empresa.
“Temos vindo a produzir o sensor de acesso ‘mãos livres’ em grande escala desde o final de 2024 – na Europa, para os principais fabricantes de automóveis europeus. Também vemos potencial de crescimento adicional na América do Norte e na China”, reforça.
O sensor de acesso ’mãos livres’ permite a abertura e o fecho sem contacto da bagageira e das portas do veículo. É ativado por um movimento direcionado do pé – sem necessidade de premir um botão ou um comando.
“O sensor analisa a velocidade e a direção do movimento e garante uma deteção fiável num raio de 60 centímetros. Ao incorporar Inteligência Artificial no processo de calibração do sensor – adaptando o sistema aos modelos de veículos dos clientes – a Schaeffler garante uma precisão e fiabilidade excecionais. Isto resulta numa elevada taxa de deteção e resistência otimizada a interferências externas – para a máxima fiabilidade e segurança no dia a dia”, dá conta o comunicado.

Apresentação no IAA Mobility
Ao utilizar uma frequência de 24 GHz, o sensor de acesso ‘mãos livres’ oferece um elevado grau de robustez e um desempenho consistente – mesmo em condições exteriores exigentes, como chuva, neve ou temperaturas extremas.
“O sensor foi concebido para operar numa gama de temperaturas de -40 a 105°C. O sensor de 24 GHz é mundialmente reconhecido como um radar de curto alcance para utilização no exterior em veículos e pode ser integrado na arquitetura do veículo através da interface LIN”, pode ler-se no mesmo documento.
Segundo diz, “seja SUV, monovolume ou berlina – o design sofisticado do sensor permite uma fácil instalação e adaptação perfeita a diferentes modelos e plataformas de veículos, mantendo um desempenho consistente”.
E vai mais longe: “Pode ser integrado de forma flexível no para-choques ou diretamente no chassis – compatível com ou sem engate de reboque. A instalação requer apenas um único componente aparafusável – sem clipes ou suportes adicionais – e elimina a necessidade de longas extensões de antena através do para-choques”.
O sensor de acesso “mãos livres” faz parte da família de produtos Control Motion da Schaeffer e será apresentado no stand da empresa no IAA Mobility 2025, em Munique.
Sob o lema “The Motion Technology Company”, a Schaeffler apresentará a sua alargada e inovadora linha de produtos para aplicações de software, eletrificação, transmissão, chassis e carroçaria no IAA Summit, de 9 a 12 de setembro, no Pavilhão B3, Stand B40.
Mais sobre a Schaeffler aqui.