Brembo e Michelin inovam na segurança e no conforto

As duas empresas assinaram um acordo global para combinar soluções inteligentes que aproveitam algoritmos e know-how sobre travões e pneus.
Check-up Media Brembo Michelin

A Brembo, global na conceção, desenvolvimento e produção de soluções de travagem, e a Michelin, fabricante de pneus e especialista em compósitos, acabam de assinar um acordo global para explorar todo o potencial das suas soluções inteligentes para revolucionar o desempenho dos veículos e oferecer aos condutores os mais elevados padrões de segurança e conforto.

“Para esta parceria, a Michelin e a Brembo combinaram as suas competências: excelência em sistemas de travagem, modelação de veículos e Inteligência Artificial (IA) para a Brembo; liderança em modelagem de pneus e desenvolvimento de algoritmos para a Michelin”, explica o especialista em sistemas de travagem, em comunicado.

A inovação baseia-se na partilha contínua de dados em tempo real entre o software de soluções conectadas da Michelin, que fornece dados de aderência dos pneus ao inovador sistema de travagem SENSIFY da Brembo. “Estas informações exclusivas sobre os pneus permitem que os engenheiros ajustem o sistema de travagem com uma precisão excecional, melhorando ainda mais as características do SENSIFY”, explica a Brembo.

Know-how único

As soluções conectadas da Michelin baseiam-se na reconhecida experiência do grupo em modelagem e simulação física de pneus utilizada no desenvolvimento de pneus. Graças ao seu know-how único em análise de dados de veículos em tempo real, a Michelin desenvolveu um portefólio de software capaz de fornecer informações em tempo real ao automóvel, como desgaste (Michelin SmartWear), carga (Michelin SmartLoad) e aderência (Michelin SmartGrip). O software da Michelin funciona com todas as marcas de pneus, acrescente-se.

“O SENSIFY, da Brembo, estabelece uma nova referência para sistemas de travagem, desenvolvidos nativamente para qualquer veículo moderno. A sua elevada flexibilidade, escalabilidade e adaptabilidade facilitam a integração em qualquer modelo”, adianta a empresa.

E reforça: “O SENSIFY combina os componentes de travagem de renome mundial da Brembo com um cérebro digital que utiliza IA, algoritmos e sensores para controlar cada roda de forma independente. O resultado é dos sistemas de travagem mais avançados, concebido para proporcionar uma experiência de condução excecional e maior segurança”.

Check-up Media Brembo Xtra
Respostas mais rápidas

“Os testes iniciais realizados virtualmente e no terreno são muito promissores”, assegura a Brembo. “Na primeira fase, os modelos e algoritmos de pneus da Michelin foram integrados com os modelos de travagem inteligentes e simulações de veículos da Brembo num ambiente totalmente virtual. Na segunda fase, foram realizados testes físicos em pistas do Centro de Investigação da Michelin, onde foram confirmados os resultados da simulação”, acrescenta a empresa.

Os testes demonstraram reduções na distância de travagem que podem chegar até quatro metros durante provas de ABS, com os mesmos pneus em diversas condições. Um resultado impressionante considerando que quatro metros estão próximos do comprimento médio de um carro. “O sistema de travões também apresentou tempo de resposta mais rápido, minimizou a perda de tração, melhorou a estabilidade lateral e a ausência de travamento das rodas. Todos estes fatores contribuem para uma experiência de condução mais suave e confortável”, salienta ainda a Brembo.

Combinação segura

Serge Lafon, presidente da área de negócios Automotive Original Equipment da Michelin, acredita nas virtudes desta parceria. “Estamos entusiasmados por unir forças com uma marca como a Brembo, líder no seu setor. A nossa paixão partilhada pela inovação e excelência permite-nos dar um novo passo no sentido de melhorar a segurança dos utilizadores”.

Segundo afirma, “permitir que os clientes mantenham os seus pneus em utilização o maior tempo possível com total tranquilidade é um objetivo central da Michelin, protegendo, assim, o seu poder de compra e o ambiente”.

E vai mais longe: “Hoje, a Michelin é uma ‘empresa data-driven’, onde a simulação e o desenvolvimento de software são ferramentas essenciais na monitorização de pneus em tempo real. Juntas, a Michelin e a Brembo estão a construir uma solução única para os veículos do futuro, desenvolvida hoje pelos fabricantes de automóveis”.

“Na Brembo, acreditamos no poder da tecnologia e da Inteligência Artificial”, diz Daniele Schillaci, CEO da Brembo. “Na verdade, estamos cada vez mais a tornar-nos numa empresa que combina capacidades de software com a nossa experiência no canto do veículo, dominando pinças, discos e materiais de fricção com um know-how único”.

E conclui: “O SENSIFY representa o novo padrão em travagem que contribui para uma visão de zero acidentes. Esta parceria com a Michelin ilustra o poder da colaboração e da inovação na indústria automóvel”.

Mais sobre a Brembo aqui e sobre a Michelin aqui.

artigos relacionados

Últimas

Lubrificantes