A MAHLE SmartBike Systems revela o seu novo sistema XS, estabelecendo um “novo padrão para integração de sistemas em bicicletas elétricas, oferecendo liberdade sem precedentes no design”, avança a empresa.
“O sistema XS simplifica a integração da bicicleta elétrica, eliminando a necessidade de uma grande bateria interna, utilizando, em vez disso, a compacta bateria externa eX1 como fonte de energia exclusiva”, explica.
“Emparelhado com motores MAHLE X20 ou X30, o sistema pesa apenas 2,5 kg com o X20, gerando tanto binário quanto um mid-drive de 55 Nm. O Sistema XS é compatível com todo o ecossistema MAHLE e já está disponível no mercado”, revela a empresa alemã.
“A nossa paixão pela inovação e compromisso com os ciclistas inspira-nos a ultrapassar, continuamente, os limites. Com o sistema XS, reduzimos a bicicleta elétrica aos seus elementos mais essenciais, proporcionando um valor incomparável”, afirma Jochen Sommer, diretor-geral da MAHLE SmartBike Systems.
A integração da bateria representa, há muito tempo, um desafio para os fabricantes de bicicletas, devido ao tamanho e às complexidades de montagem. O sistema XS, da MAHLE, resolve isso ao oferecer uma configuração simplificada de bicicleta elétrica alimentada inteiramente por uma bateria externa de 1 kg.
Além disso, o recém-desenvolvido Smart Motor Controller pode ser montado dentro ou fora do quadro, permitindo uma integração minimalista e discreta – tornando possível usar quadros de bicicleta robustos para criar bicicletas elétricas totalmente funcionais.
Minimalismo eficaz
“Sem sacrificar o desempenho, o sistema XS é composto apenas pelos componentes essenciais: bateria externa eX1, XS Smart Controller, unidade de acionamento do hub X20 ou X30 e sensor de binário ou PAS (Pedal Assist)”, pode ler-se no comunicado.
“Este minimalismo reduz a pegada ambiental do sistema, minimizando o tamanho dos componentes e simplificando a arquitetura do sistema. Além disso, a sua facilidade de manutenção e a vasta gama de acessórios proporcionam oportunidades de personalização ilimitadas”, explica a MAHLE.
A bateria eX1 adapta-se perfeitamente ao uso diário, oferecendo mais de 170 Wh de capacidade. “Na nossa pesquisa, descobrimos que menos de 100 Wh são suficientes para a maioria das atividades diárias – deslocações urbanas, viagens curtas –, por isso concentrámo-nos na otimização para o que os passageiros precisam. O resultado é o XS: um sistema leve e eficiente que se adapta perfeitamente ao uso diário”, refere Marco de la Serna, chefe de Produto, Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da MAHLE SmartBike Systems.
Além disso, a bateria eX1 serve como extensor de autonomia para qualquer sistema MAHLE X20 ou X30 existente e como banco de energia para carregar dispositivos móveis, como telefones ou laptops, graças a uma entrada USB-C integrada no carregador Energy Hub, que vem junto com o sistema.
“O sistema XS também se integra à extensa linha de acessórios da Série X, melhorando o desempenho e a experiência do utilizador. A personalização é quase ilimitada, com acessórios opcionais como Duo, eShifters e Pulsar ONE, entre outros, disponíveis para funcionalidade adicional”, reforça a MAHLE.
Os utilizadores também podem conectar-se ao ecossistema digital MAHLE através da sua bicicleta elétrica, laptop, smartphone ou Apple Watch, abrindo as portas para o presente e o futuro da revolução das smartbikes. “O ecossistema digital MAHLE permite uma infinidade de funcionalidades, proporcionando uma simbiose perfeita entre o utilizador e a bicicleta elétrica”, afirma a empresa.
E termina: “A utilização do sistema é muito intuitiva. Com um controlo user-friendly, os pilotos podem ligar o sistema, alternar entre os modos de assistência e monitorizar os níveis da bateria diretamente da interface na bateria externa eX1. O sistema também oferece assistência automática, aumentando a facilidade de utilização”.
Mais sobre a MAHLE aqui.