A Axalta, empresa líder mundial na indústria de tintas, anunciou o lançamento do Irus Scan, o seu espectrofotómetro mais recente para os clientes de repintura.
Esta nova tecnologia mede, cientificamente, a cor da tinta do veículo para proporcionar uma correspondência exata da cor nas tecnologias de bases bicamada aquosas e solventes.
O Axalta Irus Scan junta-se, agora, ao processo simples de gestão de cores digital, Axalta Irus, como o primeiro de três passos: Ler – Encontrar – Misturar.
O Irus Scan utiliza um ângulo inverso patenteado para detetar os pigmentos com efeitos de tons variáveis, o que permite uma leitura mais precisa das cores populares com efeitos acromáticos.
Além disso, é o primeiro espectrofotómetro com funcionalidades de medição de brilho integrada para garantir uma preparação da superfície e a utilização de verniz com a máxima precisão.
A câmara RGB, de alta definição, mede as partículas de cor e pode ser ligada ao sistema de pesquisa de fórmulas de cores da Axalta, que utiliza um algoritmo patenteado para fornecer a melhor correspondência de cor para o veículo a reparar a partir da base de dados recentemente atualizada com mais de dois milhões de fórmulas de cores.
Inúmeras vantagens
Deste modo, reduz-se o tempo do processo de correspondência da cor, permitindo que mais veículos sejam processados de forma mais rápida e mais eficaz.
“Estamos orgulhosos do Axalta Irus Scan e entusiasmados com o seu lançamento no mercado,” afirma Troy Weaver, presidente de Global Refinish da Axalta. “Esta nova tecnologia foi criada a pensar nos pintores, uma vez que utiliza uma câmara RGB de última geração e um sistema de pesquisa patenteado para oferecer a fórmula de cor precisa para o veículo a reparar”, acrescenta.
Segundo diz, “o Axalta Irus Scan melhora o processo de gestão de cores digital do Axalta Irus e oferece vantagens em termos de produtividade, precisão e sustentabilidade aos clientes das oficinas”.
O Axalta Irus Scan tem uma interface fácil de utilizar, com um ecrã que permite visualizar, em direto, o conteúdo da câmara RGB. Além disso, não necessita de um técnico de repintura experiente para o operar, otimizando, assim, o trabalho e aumentando a produtividade da cabina de pintura.
O Axalta Irus Scan proporciona leituras precisas da cor, partículas e efeito, o que reduz a necessidade de pintar chapas de amostra para verificar a cor e reduz a possibilidade de ter de repetir o trabalho devido a erros na correspondência da cor, o que resulta na redução do desperdício dos produtos e melhorias em termos de sustentabilidade.
Estas características contribuem para fazer com que o Axalta Irus Scan seja uma inovação líder na indústria de espectrofotómetros para o mercado de repintura.
Mais sobre a Axalta aqui.