A Garrett Motion divulgou o seu Relatório de Sustentabilidade de 2023, fornecendo um relato detalhado das iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) da empresa ao longo do ano passado.
“O relatório destaca a liderança sustentada de Garrett no desenvolvimento de tecnologias que ajudam a melhorar a eficiência energética e a reduzir as emissões nos setores industriais e de mobilidade. Notavelmente, mais de 99% das receitas e dos gastos em pesquisa e desenvolvimento da empresa são direcionados para a redução de emissões e tecnologias de emissão zero”, adianta.
Estas iniciativas abrangem desde sistemas avançados de sobrealimentação e de reforço elétrico para motores de combustão interna (ICE) e híbridos, à introdução do primeiro turbocompressor da empresa para ICE movido a hidrogénio em veículos comerciais.
“A Garrett também está a aumentar o portefólio de soluções inovadoras para veículos elétricos, respondendo às necessidades dos fabricantes de veículos elétricos com células de combustível de hidrogénio e de elétricos a bateria, com a meta de atingir mil milhões de dólares em receitas provenientes de tecnologias de emissão zero até 2030”, explica.
O presidente e CEO da Garrett, Olivier Rabiller, salienta o compromisso da empresa com a sustentabilidade. “O progresso destacado neste relatório reflete a dedicação da Garrett como desenvolvimento sustentável”, afirma.
“À medida que avançamos, o foco da Garrett em inovações que impulsionam a redução de emissões e a eficiência energética continua a ser a nossa contribuição mais importante para a sociedade, sustentada pela nossa responsabilidade corporativa nas áreas ambiental, social e de governança”, acrescenta o responsável.
Melhor desempenho ambiental
Em 2023, a Garrett relatou um melhor desempenho ambiental, incluindo uma redução absoluta de 3,3% nas emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) de Escopo 1 e Escopo 2 nas suas operações, progredindo em direção à sua meta de redução de GEE baseada na ciência de 46,2% (Escopo 1 e Escopo 2) até 2030, a partir de uma base de referência de 2019.
A empresa também obteve uma redução de 7,2% no consumo de energia em todas as operações e uma redução de 12,3% na captação de água em todas as suas instalações.
Além disso, 100% das unidades de produção da Garrett obtiveram as certificações ISO 45001, ISO 50001 e ISO 14001, ajudando a Garrett a impulsionar melhorias contínuas em saúde e segurança, gestão de energia e gestão ambiental.
O desempenho da segurança registou uma redução de 67% na taxa total de incidentes notificáveis durante o ano, uma prova da mentalidade de “segurança em primeiro lugar” em toda a Garrett.
“Em 2023, a Garrett relatou desenvolvimentos no desempenho social em diversas áreas. Tal incluiu a crescente diversidade da força de trabalho, com a representação feminina a aumentar para 22,8% em 2023 (uma subida de 1% em relação ao ano anterior). A empresa avançou a sua cultura inclusiva através da criação de novos Grupos de Recursos de Funcionários, que agora abrangem a Rede de Mulheres Garrett, o Mosaico Cultural, LGBTIQ+ e Habilidades Diversas. Milhares de estudantes e jovens engenheiros estiveram envolvidos em todo 2023 em atividades relacionadas com STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) para apoiar os inovadores de amanhã”, sublinha.
“A Garrett continua a melhorar o seu desempenho de sustentabilidade, ao mesmo tempo que é um contribuidor líder para reduzir o impacto ambiental através das suas tecnologias de ponta”, frisa Olivier Rabiller.
“Estou imensamente orgulhoso da paixão e engenhosidade da nossa equipa global e grato pela sua dedicação enquanto continuamos a navegar pelos desafios e oportunidades que temos pela frente”, remata o responsável, no mesmo comunicado.
Mais sobre a Garrett aqui.