Em 2019, a TotalEnergies Lubrifiants lançou a Quartz EV Fluids, a primeira gama de fluidos do mundo dedicada a veículos híbridos e elétricos. “Estes produtos pioneiros e altamente inovadores foram concebidos para satisfazer os requisitos específicos destes veículos e as restrições elétricas, térmicas e de fricção associadas”, diz a empresa.
Os fluidos TotalEnergies para veículos elétricos também dão resposta às necessidades dos fabricantes de automóveis e apoiam-os no desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos eficientes, ao mesmo tempo que os mantêm em condições operacionais ideais durante toda a sua vida útil.
“Três anos depois, a TotalEnergies Lubrifiants deu um passo em frente ao introduzir a primeira tecnologia de refrigeração por imersão para veículos híbridos e elétricos. Hoje, confirma o seu pioneirismo ao elaborar as primeiras especificações para óleos destinados a sistemas de acionamento elétrico (EDS)”, sublinha a empresa, em comunicado.
Especificação abrangente
Atualmente, não existem especificações padronizadas para óleos EDS, como existem para óleos de transmissão convencionais. “A TotalEnergies Lubrifiants está, portanto, a dar um passo em frente na sua experiência em produtos e tecnologias necessários para esses tipos de veículos, com a criação de um conjunto de especificações dedicadas aos fluidos EV”, adianta.
“Graças aos especialistas e aos recursos de teste do seu centro de Investigação & Desenvolvimento, incluindo simulação de última geração, a TotalEnergies Lubrifiants mobilizou o seu know-how para oferecer este novo padrão de desempenho, uma inovação na indústria para veículos elétricos, concebido para fornecer suporte essencial para fabricantes de automóveis e peças”, acrescenta a mesma fonte.
As especificações dos TotalEnergies EV foram desenvolvidas com base em pesquisas de laboratório e “testes rigorosos e aprofundados”. As especificações muito abrangentes foram possíveis após testes extensivos em condições reais para garantir que todos os principais parâmetros de aplicação foram investigados: viscosidade, oxidação, corrosão, durabilidade, eficiência, propriedades elétricas e térmicas, compatibilidade de materiais.
As diferentes etapas do processo de desenvolvimento metodológico são as seguintes: “Testes de laboratório (identificação de propriedades químicas, testes de corrosão e oxidação); teste tribológico (contacto mecânico, atrito, teste de fadiga); teste de componentes (fricção e durabilidade em engrenagens e rolamentos); testes de sistemas (eficiência, desempenho e durabilidade de transmissões e motores elétricos); testes de veículos (acumulação de quilometragem em veículos)”, revela.
Estas primeiras especificações de fluidos EV foram possíveis graças a um procedimento abrangente de seleção e validação. “Baseado num extenso conhecimento técnico em fluidos, este processo de desenvolvimento metodológico garante a compatibilidade dos materiais, as propriedades de proteção dos fluidos EV e a sua fiabilidade”, afirma a empresa.
O processo incluiu a criação de vários bancos: um banco de eficiência padronizado para classificar óleos e selecionar o melhor e um banco de durabilidade baseado em testes de veículos para reduzir, consideravelmente, o tempo de validação de durabilidade, mantendo, ao mesmo tempo, uma boa correlação com as condições reais de operação do veículo.
“Desempenho excecional”
Pascal Correia, diretor de Tecnologia e Engenharia de Produto da TotalEnergies Lubrifiants, garante que a “nova especificação foi projetada para garantir que os fluidos EV da TotalEnergies ofereçam desempenho excecional quando confrontados com os desafios específicos das aplicações elétricas”, diz.
“Demonstra, mais uma vez, o papel pioneiro da TotalEnergies Lubrifiants no avanço dos veículos elétricos e o seu compromisso em desenvolver tecnologias de ponta para estes veículos, bem como o seu compromisso em apoiar os fabricantes de automóveis com soluções e ferramentas inovadoras e personalizadas”, acrescenta o responsável.
Nicolas Bord, gestor do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento de Fluidos de Elevado Desempenho da TotalEnergies OneTech, também se mostra otimista com esta inovação.
“O Centro de Pesquisa Solaize tem orgulho de ter contribuído para esta nova especificação, apoiando o desenvolvimento de produtos e soluções inovadores para a mobilidade elétrica de amanhã. Este marco importante está a contribuir para as ambições da TotalEnergies para uma transição energética amiga do ambiente”, conclui.
Mais sobre a TotalEnergies aqui.