powered by

Clarios e Altris desenvolvem tecnologia “verde” para baterias de iões de sódio

Empresas anunciam parceria inovadora que pretende desenvolver baterias de iões de sódio de baixa tensão para a indústria automóvel.

A Clarios, especialista global em soluções avançadas de baterias de baixa tensão, e a Altris, pioneira na tecnologia sustentável de baterias de iões de sódio, anunciaram a criação de uma parceria inovadora que visa desenvolver baterias de iões de sódio de baixa tensão para a indústria automóvel.

“Cada veículo, incluindo híbridos e elétricos, requer uma fonte de energia de baixa tensão para alimentar sistemas e funções cruciais. À medida que os veículos híbridos e elétricos continuam a evoluir, a rede de baixa tensão é solicitada a suportar um número crescente de funções baseadas em software, tais como steer-by-wire, break-by-wire, funções autónomas e experiências otimizadas no habitáculo”, refere a Clarios.

“Esta transformação está a levar os fabricantes de automóveis a explorar soluções multi baterias que incluem baterias de iões de lítio, baterias de chumbo-ácido (AGM) e outros produtos químicos para alguns dos veículos mais icónicos do mundo. Embora as baterias de chumbo-ácido representem o melhor exemplo de uma economia circular no mundo, e os produtos à base de lítio continuem a evoluir, a abordagem circular e agnóstica da química da Clarios tornou-se de importância estratégica”, explica a empresa.

“As baterias de iões de sódio (Na-ion) são inerentemente sustentáveis ​​e fáceis de reciclar, feitas de sal, madeira, ferro e ar. Os materiais utilizados para produzir células de iões de sódio são abundantes e estão disponíveis – livres de minerais de conflito e elementos tóxicos. O novo programa de colaboração conjunta visa desenvolver uma bateria de iões de sódio com potencial de até 60 Volt para apoiar aplicações automóveis em veículos novos e para substituições no mercado de reposição, que também pode complementar uma configuração de sistema de baixa tensão com múltiplas baterias”, sublinha a mesma fonte.

“A Clarios traz uma vasta experiência em sistemas de baixa tensão no setor automóvel e desempenhará um papel de liderança na definição e otimização das especificações para as células de iões de sódio”, refere Federico Morales Zimmermann, vice-presidente de clientes globais, produtos e engenharia da Clarios.

A Altris, líder em material catódico de iões de sódio e tecnologia de células de bateria, concentrar-se-á no desenvolvimento de células de iões. Especificamente adaptadas às necessidades do mercado de baterias automóveis de baixa tensão.

“A Altris quer trazer ao mundo baterias de iões de sódio melhores, mais seguras e verdadeiramente sustentáveis. Estamos continuamente a investigar novas aplicações onde a nossa tecnologia pode causar um impacto significativo em grande escala. Como tal, estamos muito entusiasmados com a parceria com a Clarios, que partilha o nosso forte foco em ESG, para desenvolver células de baixa tensão para a indústria automóvel. Com esta parceria, podemos aceder a cada terceiro veículo conduzido globalmente e acelerar a transição verde”, afirma Björn Mårlid, CEO da Altris.

O objetivo de longo prazo é desenvolver um plano de produção detalhado para sistemas de baterias de baixa tensão utilizando essas células de iões de sódio. As empresas acreditam que a produção em massa de baterias de iões de sódio “representaria um avanço importante na tecnologia de baterias automóveis e um passo importante no apoio aos objetivos de circularidade da indústria”.

Mais sobre a Clarios aqui.

Dayco

artigos relacionados

Últimas

Internacional