powered by

FORVIA recebe três prémios de inovação da CLEPA

Na oitava edição da competição internacional, com foco em inovações digitais e “verdes”, foram três as tecnologias da FORVIA que receberam prémios da CLEPA.

“A FORVIA, o sétimo maior fornecedor de tecnologia automóvel do mundo, recebeu três prémios nos ‘CLEPA Innovation Awards 2023’. A Associação Europeia de Fornecedores Automóveis reconheceu a FORVIA pelas suas contribuições notáveis ​​para moldar o futuro da mobilidade”, avança a empresa, em comunicado.

Diagnóstico automático

Na oitava edição da competição internacional, com foco em inovações digitais e “verdes”, três tecnologias de diferentes grupos empresariais FORVIA receberam prémio da CLEPA. Desde logo, o “diagnóstico automático: o primeiro do mundo a aumentar fortemente a eficiência da reparação de veículos”, adianta a mesma fonte.

“A Hella Gutmann Solutions, subsidiária do Grupo FORVIA especializada em equipamentos e serviços sofisticados para oficinas de diagnóstico de veículos, conseguiu automatizar uma das atividades mais comuns em oficinas de automóveis, o diagnóstico de falhas, aproveitando a inteligência artificial (IA) e a tecnologia Big Data. Esta automação de diagnóstico de falhas é a primeira do mundo e pode aumentar visivelmente a eficiência geral das reparações de veículos”, explica a FORVIA.

A função Diagnóstico Automático abrange 17 idiomas e está disponível, sem custo adicional, para todas as oficinas em 24 países que utilizam um dispositivo de diagnóstico atual da Hella Gutmann Solutions.

“Como parte da função automática, o número de identificação do veículo (VIN) é determinado automaticamente, os códigos de avaria armazenados são lidos e a sua relevância avaliada, os valores reais e alvo nos parâmetros do sistema são comparados e cerca de dois mil milhões de registos de dados de diagnósticos realizados são consultados. Esta cadeia de processo é executada automaticamente em menos de cinco minutos e termina com a causa da avaria, sendo reduzida a um componente específico”, explica o comunicado.

NAFILean-R

Premiada foi, também, a tecnologia NAFILean-R: “Mais conteúdo reciclado em materiais sustentáveis”, revela.

Check-up Media FORVIA NAFILean-R

“A redução da pegada de carbono da indústria automóvel exige maior utilização de materiais sustentáveis, renováveis ​​e de base biológica. Em 2022, a FORVIA tornou-se pioneira em termos de descarbonização ao ter o seu programa de emissões líquidas zero aprovado pela SBTi”, afirma.

Segundo esta estratégia, a empresa “compromete-se a atingir emissões líquidas zero de CO2 em toda a cadeia de valor (escopos 1, 2 e 3) até 2045, com duas etapas intermédias: emissões líquidas zero nos escopos 1 e 2 até 2025 e redução das emissões dos escopos 3 em 45% até 2030”, pode ler-se.

“Para servir a sua ambição de zero emissões líquidas, a FORVIA desenvolveu, ao longo da última década, uma gama em evolução de materiais biocompósitos utilizados para painéis de instrumentos, consolas centrais e painéis de portas: NAFILean. Feito de fibras naturais, como cânhamo e polipropileno, apresenta um notável conteúdo biológico de 20% e é 100% reciclável”, esclarece a empresa.

Este material exclusivo, projetado para peças plásticas técnicas, oferece excelente rigidez, desempenho em colisões e resistência ao envelhecimento. “A escolha das fibras de cânhamo, conhecidas pelas suas credenciais ambientais, sublinha o compromisso da FORVIA em reduzir a pegada de carbono da indústria automóvel”, assegura.

“A mais recente adição à família NAFILean, NAFILean-R, combina 20% de fibras naturais de cânhamo com uma matriz de polipropileno com baixo teor de CO2 e 40% reciclada.”, explica a empresa.

Check-up Media FORVIA XL Tank

“O resultado é um material que não só reduz o peso, como, também, minimiza as emissões de CO2 em até 87% comparativamente com os padrões de referência da indústria. O NAFILean-R é desenvolvido e lançado no mercado pela MATERI’ACT, subsidiária do Grupo FORVIA especializada em materiais sustentáveis. A família de produtos NAFILean já foi escolhida por grandes OEM, como Renault, Stellantis e Nissan”, sublinha o mesmo comunicado.

XL Tank

A tecnologia XL Tank foi outra das contempladas. Trata-se de uma “solução revolucionária para dar resposta às necessidades de mobilidade de hidrogénio para serviços pesados”, esclarece a FORVIA.

“O tanque XL pode armazenar mais de 20 kg de hidrogénio gasoso sob pressão de 700 bar. Este depósito abre um mundo de possibilidades para veículos pesados ​​com emissão zero: atingir mais de 1.000 km de autonomia; recarga de 0% a 100% de autonomia em menos de 15 minutos, através do reabastecimento em posto H2”, diz.

“O design do XL Tank permite uma fácil integração do veículo, tornando-o numa solução valiosa para instalação em novos chassis ou modernização de frotas de veículos existentes para emissões zero”, refere a empresa. Vários clientes, incluindo o e-Neo, já confiaram no XL-Tank. As entregas dos produtos começarão a partir de 2024.

“Estes prémios refletem o compromisso incansável da FORVIA em impulsionar a inovação e a sustentabilidade na indústria automóvel, seja através de tecnologias inovadoras para mobilidade e serviços com emissões zero, bem como materiais sustentáveis, ao serviço de clientes e utilizadores finais. Este reconhecimento alimenta a nossa determinação em continuar a liderar o caminho para uma mobilidade mais segura e sustentável”, afirma Christophe Aufrère, diretor técnico da FORVIA.

Mais sobre a FORVIA aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros

Internacional

Atualidade