powered by

TEXA inaugura fábrica para desenvolvimento de acionamentos elétricos

Com uma área superior a 24.000 m2, nova fábrica produzirá sistemas inversores, unidades de controlo de veículos e motores para viaturas elétricas.

A TEXA pretende posicionar-se “entre as empresas líderes mundiais na indústria de acionamento elétrico”. Nesse sentido, acaba de inaugurar um novo “centro de tecnologia avançada dedicado à mobilidade do futuro”, avança. “Esta poderia ser a definição, em poucas palavras, da nova fábrica TEXA e-Powertrain recém-inaugurada em Monastier di Treviso”, adianta a empresa, em comunicado.

“Fruto de um investimento (até à data) superior a 20 milhões de euros, abrange uma área superior a 24.000 m2 e dedica-se à produção de sofisticados sistemas inversores, unidades de controlo de veículos e motores para propulsão de veículos elétricos”, acrescenta.

“Trata-se de uma unidade fabril que enriquecerá, ainda mais, o território e trazer benefícios também do ponto de vista do emprego: uma vez totalmente iniciado, empregará, pelo menos, 100 pessoas, entre engenheiros, técnicos especializados e operadores de linha”, afirma a TEXA.

“Esta unidade industrial fará da TEXA uma das empresas líderes mundiais na área estratégica da propulsão elétrica, depois da já consolidada liderança nos equipamentos oficinais e telemática aplicada à gestão de frotas”, garante.

E vai mais longe: “A TEXA decidiu investir nesta área já em 2018, quando iniciou as suas primeiras atividades de pesquisa e desenvolvimento em motores elétricos de fluxo axial e nas unidades de transformação de corrente contínua em corrente alternada, os inversores, essenciais para gerir o binário e a potência de veículos elétricos”.

Segundo diz, “de acordo com o plano de expansão, mesmo ao lado da atual fábrica da e-Powertrain, será erguido, em breve, um novo edifício: deverá estender-se por três pisos e ter uma área total de 15.000 m2”.

“Em 2018”, revela Bruno Vianello, presidente da TEXA, “decidi investir, significativamente, em pesquisa e desenvolvimento para projetar e produzir em Itália componentes sofisticados para esta nova geração de veículos”.

Segundo o responsável, “mais uma vez, as nossas soluções agradaram ao mercado, ao ponto de assinarmos dois acordos plurianuais, cobertos por segredo comercial, com importantes fabricantes de automóveis globais”.

E conclui: “Estou extremamente orgulhoso de inaugurar esta nova unidade de produção, mas estou ainda mais orgulhoso de ter chegado a este ponto da minha carreira empreendedora, preservando o conceito de Made in Italy, que é de primordial importância para mim”.

Mais sobre a TEXA aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Ligeiros

Internacional