Para apoiar a utilização do hidrogénio como transportador de energia favorável ao clima, a Hengst desenvolveu um conjunto modular de diversas soluções de filtração para células de combustível.
Na Hydrogen Technology Expo, em Bremen, que decorreu nos dias 27 e 28 de setembro de 2023, o especialista em filtração e gestão de fluidos apresentou produtos para filtração de refrigerante e ar e, na área de integração de sistemas, um separador de água para recirculação anódica.
“Para proteger o nosso planeta, os acionamentos neutros em CO2 são essenciais. Por isso, na Hengst, temos desenvolvido soluções de filtração para veículos e geradores movidos a hidrogénio”, afirma o gestor de produto, Mathias Diekjakobs.
“O produto da nossa inovação e de longos anos de experiência internacional: permutadores de iões de elevado desempenho, cátodo de filtros de ar e separadores de água para células de combustível”, revela.
Na Hydrogen Technology Expo, juntamente com outros especialistas da Hengst, foram apresentadas soluções modulares, bem como as possibilidades de personalização.
“O permutador de iões Blue.iox reduz rapidamente a concentração inicial de iões no circuito de refrigeração. Durante a operação da célula de combustível, os iões são introduzidos no refrigerante e resultam do envelhecimento do próprio líquido refrigerante ou componentes do circuito de refrigeração”, explica a empresa.
“A filtração eficaz é, portanto, necessária para garantir a operação segura da célula de combustível. O inovador permutador de iões Blue.iox, da Hengst, oferece um nível de proteção excecionalmente elevado com manutenção mínima”, refere o comunicado.
“O design exclusivo do cartucho de filtro com fluxo de filtro axial e o sistema especial de resina de leito misto para troca catiónica e aniónica garantem alta eficiência de filtração durante todo o intervalo de serviço. A concentração de iões no circuito de refrigeração é, assim, reduzida muito rapidamente”, sublinha a mesma fonte.
A Hengst oferece vários tamanhos no seu programa modular para dar resposta aos requisitos de sistemas menores, bem como sistemas de células de combustível para máquinas pesadas e aplicações estacionárias e marítimas.
“Além de oferecer soluções padrão, a principal competência da Hengst é a integração de sistemas, que é utilizada no desenvolvimento de conceitos personalizados de permutadores de iões. O Blue.iox, da Hengst, também foi projetado para fácil manutenção: uma tampa de rosca permite que o cartucho do filtro seja substituído de forma limpa, sem ferramentas especiais, enquanto válvulas de corte integradas evitam que o líquido refrigerante escape”, esclarece a Hengst.
Sistema de filtro de ar catódico
O fluxo de ar de uma célula de combustível também requer filtração especial. “Para garantir longa vida útil e elevado desempenho, o ar de admissão deve ser completamente limpo de partículas transportadas pelo ar. Além disso, poluentes, como óxidos de nitrogénio (NOx), amónia (NH3) e dióxido de enxofre (SO2), podem causar depósitos indesejados na célula de combustível e danificá-la.”, frisa.
Os sistemas de filtro de ar catódico da Hengst dispõe, fundamentalmente, de um sistema multicamadas na construção. Cada camada é otimizada para uma tarefa específica, de modo que a interação de todos os estágios do filtro no sistema geral forneça proteção fiável contra partículas e gases nocivos no ar de admissão.
“Um elevado nível de modularidade permite cumprir todos os requisitos para diferentes aplicações em todo o mundo através de módulos tecnológicos padronizados. O que minimiza os tempos de desenvolvimento e aplicação, aumenta a robustez e a durabilidade através do uso de componentes coordenados e comprovados, garantindo o uso altamente económico dos componentes durante toda a vida útil”, pode ler-se no mesmo documento.
“As aplicações dos filtros de ar catódicos Hengst incluem pequenas células de combustível, sistemas móveis no segmento rodoviário e fora de estrada, bem como sistemas de grande escala para geração de energia estacionária e navios”, salienta a mesma fonte.
“Para evitar depósitos de água líquida e, assim, garantir o funcionamento contínuo e eficaz da célula de combustível, é crucial uma gestão adequada da água. Solução da Hengst: um novo tipo de módulo separador para recirculação de gás anódico, que combina a função de separação de gotículas de água e drenagem de gases com uma configuração inovadora de válvula de purga e drenagem. Soluções altamente integrativas são um dos pontos fortes da Hengst”, conclui a empresa.
Mais sobre a Hengst aqui.