A ZF está a preparar-se para apresentar os seus mais recentes avanços em tecnologias de transportes no Busworld Europe 2023, em Bruxelas (7 a 12 de outubro), incluindo a estreia mundial da solução de mobilidade elétrica de piso baixo de próxima geração da ZF para transportes urbanos.
“Com foco na descarbonização, conectividade e segurança, a ZF apresentará o seu portefólio cada vez maior de sistemas e tecnologias avançadas que estabelecem novos padrões da indústria para transportes urbanos”, adianta a empresa.
Estreia mundial do eixo portal elétrico
“As mais recentes tecnologias de mobilidade elétrica da ZF estarão em exposição, demonstrando como os seus mais recentes avanços ajudarão a fornecer transporte público livre de emissões. No centro do stand da ZF estará a sua mais recente e inovadora solução de mobilidade elétrica para transportes urbanos, que possibilita um compartimento de passageiros com piso totalmente baixo para melhorar a acessibilidade”, explica a ZF, em comunicado.
A próxima geração de acionamento central elétrico modular e totalmente integrado CeTrax 2 dual da ZF para transportes oferece uma potência de 380 kW, dispõe de uma transmissão integrada de três velocidades, tornando mais fácil enfrentar subidas mais íngremes e velocidades de cruzeiro elevadas mais eficientes”, sublinha.
“O sistema de transmissão automática de seis velocidades EcoLife CoachLine é adequado para binários de motor até 2.800 Nm. A transmissão eficiente cumpre aplicações de autocarros exigentes e de alta potência, como rotas sinuosas e desafiadoras, bem como situações urbanas de para-arranca”, esclarece a mesma fonte.
Conectividade com SCALAR e Bus Connect
Mas as novidades não ficam por aqui. “A nova solução de orquestração de frotas SCALAR aplicada à gestão de serviços de mobilidade de pessoas sob pedido, oferecendo aos Operadores de Transporte Público tomada de decisões automatizada e otimização de serviços em tempo real, baseada em IA”, revela a ZF.
De referir que o ZF Bus Connect é a solução digital de gestão de frota da ZF para autocarros urbanos e de turismo com motores elétricos, híbridos ou de combustão.
Já o City Bus CMS da ZF, é o primeiro sistema independente de equipamento original do setor que “ajuda a mitigar, ou até mesmo evitar, uma colisão iminente e, ao mesmo tempo, oferece apoio a passageiros de autocarros desprotegidos”, explica.
“O travão de mão eletropneumático OnHand não só melhora a segurança do veículo e o conforto do condutor, como serve ainda de tecnologia de base para a condução autónoma”, conclui.
Mais sobre a ZF aqui.