“A indústria automóvel enfrenta a sua maior revolução à medida que os veículos se tornam mais elétricos e mais inteligentes. Para acomodar estas novas tendências, os automóveis incluem mais software e os fabricantes estão a passar de uma arquitetura baseada em hardware para uma arquitetura baseada em software: Veículo Definido por Software”, começa por dar conta o comunicado.
“A Valeo tem mais de 30 anos de experiência no fornecimento de soluções de software aos clientes incorporadas para uma mobilidade mais segura, limpa e acessível, bem como para atualizar e personalizar funções do automóvel ao longo de todo o seu ciclo de vida. Hoje, mais de 40% dos nossos 20 mil engenheiros dedica-se a software e sistemas”, revela.
“No IAA Mobility 2023, a Valeo lança a anSWer, uma nova oferta de software como produto e como serviço. Esta nova oferta aberta, escalável e modular inclui as melhores aplicações, middleware e serviços para os clientes”, assegura. E estabelece três pontos (ver quadro abaixo).
Aplicações para o utilizador final
“Contando com a reconhecida experiência da Valeo nas áreas de ADAS, iluminação inteligente, trem de força elétrico e gestão térmica, a Valeo anSWer inclui as melhores aplicações para todos os players de mobilidade”, refere.
“A Valeo já é líder mundial em ADAS, fornecendo pilhas completas de perceção, fusão, planeamento e um amplo portefólio de recursos comprovados de condução e estacionamento”, frisa.
“Possibilitando a comunicação entre as aplicações e o SOC, garante o funcionamento do sistema como um todo. A Valeo anSWer inclui soluções personalizadas para os veículos conectados de hoje para alcançar o melhor desempenho da categoria em termos de segurança, segurança cibernética e atualizações over-the-air”, conta.
“A Valeo anSWer adota uma abordagem agnóstica e única de software de código aberto, fazendo interface com todo o ecossistema de software, com uma ampla gama de sistemas operacionais, com todos os clientes e os principais players das indústrias automóvel e de tecnologia”, afirma.
“Oferecendo serviços das nossas equipas experientes para apoiar os OEM no projeto, integração, validação, teste e manutenção de arquitetura de software”, explica.
A Valeo anSWer fornece pilhas de software como blocos de construção para aplicações líderes, pacotes de apoio a aplicações e middleware como serviço. Os serviços de integrações, testes e validação, bem como manutenção, garantem o funcionamento e a segurança durante toda a vida útil do veículo.
A oferta da Valeo é desagregada e flexível. Também é agnóstica, oferecendo aos clientes flexibilidade na escolha do SOC e a Valeo suporta a Comunidade Aberta: colaboração de código aberto de software não diferenciador.
“Aproveitando a experiência da nossa equipa global de especialistas em software com uma pegada leve, as nossas novas aplicações inovadoras trazem os recursos mais recentes para maximizar sinergias com o hardware Valeo, mas, também, podem ser experimentadas de forma independente. Os clientes poderão escolher o software Valeo com ou sem hardware, com licença de software dedicada (contrato)”, pode ler-se.
Christophe Périllat, CEO da Valeo, explica que “há mais de 30 anos que a Valeo tem vindo a permitir novas funções em todos os seus domínios de especialização: eletrificação, ADAS, gestão térmica e iluminação. Formamos alianças robustas e duradouras com proeminentes OEM internacionais e players de tecnologia, com as nossas soluções a contribuírem para tornar a mobilidade mais inteligente e segura”.
E conclui: “À medida que a nossa indústria evolui, queremos alavancar um forte posicionamento para aproveitar as enormes oportunidades de mercado atuais e satisfazer melhor as necessidades em constante mudança dos clientes. Com a Valeo anSWer, continuaremos a apoiar os clientes em todos os seus projetos com as nossas soluções de software e hardware, em conjunto ou separadamente”.
Mais sobre a Valeo aqui.