powered by

DENSO anuncia investimento de 63 mil milhões de euros em mobilidade elétrica

Presidente da DENSO anuncia plano de investimento em R&D de 63 mil milhões de euros para iniciar uma nova era de mobilidade elétrica segura e sustentável.

Na sua primeira aparição pública na Europa como presidente e COO da DENSO, fornecedora de tecnologia automóvel avançada, incluída na Fortune 500, Shinnosuke Hayashi revelou que a empresa planeia investir 63 mil milhões de euros (10 mil milhões de ienes) em investigação e desenvolvimento, nos próximos 10 anos, rumo ao objetivo da empresa de alcançar as zero emissões e as zero mortes no trânsito, na mobilidade e na sociedade.

Durante um anúncio no IAA Mobility 2023, em Munique, na Alemanha, o recentemente nomeado presidente da DENSO destacou o papel da indústria automóvel em geral no combate às emissões de carbono, apelando ao setor para encontrar soluções colaborativas para tornar o transporte como um todo mais seguro e mais amigo do ambiente.

Segundo Hayashi, empresas como a DENSO “têm o dever de preservar o planeta para as gerações futuras através da criação de tecnologias avançadas que superem os desafios duplos da poluição ambiental e das mortes no trânsito”.

Para permitir a mudança crescente para motores elétricos, foi revelado que um pacote significativo de investimento permitiria à DENSO desenvolver tecnologias para eletrificação e expandir ainda mais o seu portefólio de produtos para acomodar as necessidades em evolução do ecossistema de mobilidade.

A empresa está, deste modo, a aumentar a sua capacidade de produção global e no “bom caminho para produzir cerca de 12 milhões de inversores por ano até 2025, ao mesmo tempo que consolida a sua experiência na produção de semicondutores para veículos e em sistemas de gestão térmica”, garante a empresa. “Avanços nessas áreas apoiarão a melhoria da funcionalidade e autonomia dos veículos elétricos, abrindo caminho para a eletrificação”, sublinha a mesma fonte.

Durante o seu discurso, Hayashi reafirmou o compromisso inabalável da DENSO em liderar a indústria na neutralidade carbónica. Este compromisso segue-se à recente revelação de planos para alcançar a neutralidade de carbono em toda a cadeia de abastecimento da empresa até 2050. Com a obtenção bem-sucedida da neutralidade carbónica (com créditos) nas suas instalações no Japão e na Europa, a empresa já está no bom caminho para alcançar tal objetivo operacional até 2035.

Hayashi enfatizou ainda o “impacto transformador” de tecnologias inovadoras, como captura e reciclagem de carbono, bem como a implementação de tecnologias de célula de combustível de óxido sólido (SOFC) e célula de eletrólise de óxido sólido (SOEC) nas instalações japonesas da DENSO. Tendo provado a sua eficácia na Ásia, estas tecnologias estão preparadas para serem introduzidas numa série de instalações europeias nos próximos tempos.

“Ao longo da história, os seres humanos uniram-se para enfrentar desafios significativos. Perante um dos maiores desafios que a humanidade alguma vez enfrentou, é vital que organizações como a DENSO colaborem e se harmonizem com parceiros em todo o mundo para resolver os problemas que o nosso planeta enfrenta”, disse Shinnosuke Hayashi, presidente e COO da DENSO.

Denso logo

“Acreditamos que a mobilidade tem um papel importante a desempenhar nesta jornada e desejamos liderar a indústria no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para alcançar mobilidade e produção seguras e de alto valor. Estamos a fazer grandes progressos nas nossas próprias atividades de produção e, ao fazê-lo, acreditamos que podemos capacitar toda a indústria para fazer o mesmo, em benefício da sociedade a médio e longo prazos”, acrescentou o responsável.

Hayashi também fez referência ao seu percurso pessoal dentro da organização DENSO e sobre a forma como o ajudou a inspirar a sua visão para a empresa. Depois de ingressar na DENSO como engenheiro em 1986, trabalhou no desenvolvimento, produção em massa e desenvolvimento de negócios globais da ECU do motor do primeiro sistema common rail Diesel de controlo totalmente eletrónico do mundo.

Ao longo de uma carreira de 37 anos, subiu na hierarquia da empresa para causar impacto em todo o Grupo DENSO. Em 2015, foi nomeado diretor executivo da DENSO Corporation, onde supervisionou o desenvolvimento de uma plataforma eletrónica para controlo integrado de todo o sistema do veículo, ao mesmo tempo que desempenhou um papel de liderança na reforma empresarial e no planeamento de novos produtos no campo da eletrónica de mobilidade.

Um ano depois de se tornar diretor de software, em 2020 foi promovido a diretor executivo da DENSO Corporation, antes de ser nomeado chefe do Grupo de Negócios de Eletrónica de Mobilidade. Desde então, estabeleceu uma forte reputação por conduzir reformas em toda a empresa e é defensor apaixonado da integração de software no portefólio de produtos e soluções da DENSO.

Mais sobre a DENSO aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Repintura

Lubrificantes