A FORVIA, fornecedor mundial de tecnologia automóvel, combinando as habilidades de inovação da Faurecia e da HELLA, apresentará o seu portefólio na área da mobilidade de amanhã no IAA Mobility 2023, em Munique: “Eletrificação de powertrain, condução segura e automatizada e interior conectado e flexível”, avança a empresa, em comunicado.
“Vivenciar a mobilidade”
A peça central do stand da FORVIA são as Lumières. “Reflete todo o poder inovador da HELLA e da Faurecia num demonstrador conjunto: desde conceitos interiores inovadores, iluminação interior e exterior até eletrónica. ‘Lumières’ oferece aos OEM grande liberdade de design, garantindo, ao mesmo tempo, a longevidade do veículo e a máxima reciclabilidade. Oferece aos condutores e passageiros uma nova forma de utilizar o carro”, diz.
O cockpit “Lumières” é concebido como um “Terceiro Lugar”, um terceiro espaço de convivência além da sala de estar e do escritório das próprias pessoas. “Na exposição, os visitantes poderão experimentar a versatilidade de vários cenários de utilização: desde o trabalho individual ao relaxamento rodeado por uma bolha pessoal de luz e som, até experiências cinematográficas partilhadas, teleconferências ou sentar-se à volta de uma mesa num ambiente que lembra uma sala de estar. Particularidade: estas espetaculares alterações interiores cumprem os requisitos legais europeus”, sublinha.
A importância da iluminação é reconhecida pela FORVIA que, através da “Lumières”, apresentará um portefólio abrangente de soluções de iluminação dinâmicas e personalizáveis, projetadas para cumprir as tendências essenciais de iluminação automóvel, abrangendo eficiência energética, considerações de segurança e identidade da marca.
Eletrificação e gestão de energia
As exigências dos condutores em relação aos carros são tão variadas quanto os seus estilos de vida. “Há mais de 20 anos que a FORVIA está comprometida em reduzir as emissões e melhorar a qualidade do ar para todos. Como fornecedora de soluções para todos os grupos motopropulsores, a empresa desenvolve tecnologias para veículos elétricos, a hidrogénio e elétricos híbridos”, refere.
“No IAA 2023, a FORVIA apresentará uma plataforma que permite a integração simples de diversas soluções de eletrificação, desde sistemas de baterias até células de combustível”, revela.
“Além de um aumento de 50% na capacidade de armazenamento, o que aumenta, significativamente, a autonomia, a FORVIA concentra-se na elevada reciclabilidade para tornar a produção e a utilização posterior tão sustentáveis quanto possível”, salienta.
Condução segura e automatizada
No IAA Mobility, a FORVIA apresentará ainda tecnologias de deteção que proporcionam uma perceção de 360° em redor do veículo, independentemente de fatores como brilho, humidade ou nevoeiro. Para este fim, a empresa combina sistemas comprovados de radar e câmara de elevado desempenho, bem como outras tecnologias de sensores.
“Para deteção fiável de objetos fixos, como limites de estradas ou elementos em movimento, como peões ou ciclistas. Os sensores desenvolvidos pela HELLA são tão precisos que o veículo pode avaliar com segurança as condições da estrada e do tempo, adaptando as configurações e o estilo de condução em conformidade para aumentar a segurança do condutor e dos outros utilizadores da estrada”, adianta a empresa.
“Além disso, a implementação do steer-by-wire e do brake-by-wire, substituindo as tradicionais colunas de direção e pedais com ligações mecânicas, simboliza uma mudança em direção à era da condução automatizada”, acrescenta a mesma fonte.
No IAA Mobility deste ano, a FORVIA também apresentará os seus Front Phygital Shields: módulos altamente complexos para a frente do veículo. “Uma vez que os veículos elétricos já não têm uma grelha do radiador convencional, os escudos frontais Phygital também podem melhorar a comunicação e a segurança, fornecendo indicações aos outros utentes da estrada, por exemplo convidando os peões a atravessar a estrada com segurança e, portanto, desempenharão um papel central na condução autónoma. Além disso, também servem como elemento de design diferenciador da marca para carros elétricos que utilizam tecnologia de iluminação e multicolor”, refere.
Cockpits digitais e sustentáveis
A FORVIA responde à procura dos consumidores por uma mobilidade limpa, minimizando o seu impacto ambiental. “Os componentes modulares da FORVIA, como a consola central ou os assentos, podem ser redesenhados, substituídos e ampliados, por exemplo para permitir atualizações ou reparações, onde antes era necessário substituir todo a consola ou assento. Novos materiais desenvolvidos pela marca MATERI’ACT da FORVIA, feitos de fibras naturais e recicladas, criam uma nova estética sofisticada focada na sustentabilidade, incluindo materiais como cânhamo e tecido”, revela a empresa.
“Ao mesmo tempo”, defende, “uma das funções de “interiores avançados” reduz a carga cognitiva do condutor através de comandos HMI, permitindo ao utilizador realizar diversas ações, como aceder ao menu principal ou reduzir o volume do sistema de entretenimento com gestos simples, sem ter de tirar os olhos da estrada”.
E assegura, no mesmo comunicado: “A arquitetura leve, os materiais sustentáveis e a eletrónica com otimização energética resultam num interior com emissões de CO2 45% mais baixas”.
Mais sobre a HELLA aqui.