A STMicroelectronics, especialista global em semicondutores que atende clientes em todo o espectro de aplicações eletrónicas, fornecerá à BorgWarner o mais recente carboneto de silício de terceira geração 750V (SiC) com dados de MOSFET de potência para o seu módulo de potência proprietário baseado em Viper. Este módulo de potência é usado nas plataformas de inversores de tração da BorgWarner para vários veículos elétricos atuais e futuros da Volvo Cars.
“Esta colaboração dará à Volvo Cars a oportunidade de aumentar ainda mais a atratividade dos seus veículos elétricos com maior autonomia e carregamento mais rápido. Irá, também, apoiar-nos no nosso caminho para sermos totalmente elétricos até 2030 e fortalecer a nossa maior integração vertical e o nosso controlo de componentes essenciais”, afirma Javier Varela, diretor de Operações e CEO adjunto da Volvo Cars.
“A BorgWarner tem o prazer de estabelecer parceria com a ST para fornecer ao nosso cliente de longa data Volvo Cars inversores para a sua próxima geração de plataformas BEV”, afirma, por sua vez, Stefan Demmerle, vice-presidente da BorgWarner Inc. e presidente e diretor-geral da PowerDrive Systems.
Para aproveitar totalmente o desempenho dos dados SiC MOSFET da ST, a BorgWarner colaborou estreitamente com a equipa técnica da ST para combinar o seu chip com o interruptor de alimentação Viper da BorgWarner, maximizando, assim, o desempenho do inversor e fornecendo uma arquitetura compacta e económica. A colaboração entre as empresas proporciona a capacidade de elevado volume exigida pelo mercado de veículos elétricos em rápido crescimento.
“A nossa colaboração com a BorgWarner, fornecedor automóvel líder global em eletrificação, permitirá à Volvo Cars oferecer aos seus clientes desempenho e autonomia de veículos superiores”, diz Marco Monti, presidente da STMicroelectronics.
“Estamos comprometidos em expandir a capacidade de SiC e em reforçar o nosso fornecimento de SiC, inclusive através da integração vertical, à medida que aumentamos os volumes para apoiar os nossos clientes automóveis e industriais globais, na sua mudança para a eletrificação e maior eficiência”, sublinha o responsável.
Refira-se que os produtos STPOWER SiC de elevado volume da ST são produzidos nas unidades fabris em Itália e em Singapura, com embalagens e testes avançados nas instalações de back-end em Marrocos e na China.
Em outubro de 2022, a ST anunciou que expandiria a sua ampla capacidade de fabrico de bandgap com uma nova instalação integrada de fabrico de substrato de SiC em Catânia, sede da experiência em semicondutores de potência da empresa e local de pesquisa, desenvolvimento e fabrico integrado de SiC.
Mais sobre a BorgWarner aqui.