powered by

ZF impulsiona lançamento de tecnologias by-wire

Empresa é líder no desenvolvimento e fabrico de sistemas by-wire que não requerem ligação mecânica direta: steer-by-wire; brake-by-wire; amortecimento ativo controlado eletronicamente.

No IAA Mobility 2023, em Munique, o grupo tecnológico ZF concentrar-se-á na sua gama de tecnologias by-wire. A ZF dispõe de um dos portefólios mais abrangentes de sistemas de direção, travagem ou suspensão controlados exclusivamente eletronicamente para veículos definidos por software.

Esses sistemas de chassis não necessitam de conexões mecânicas ou fluidos de sistema. Também puramente elétrico é o futuro motor ultracompacto e leve de 800 Volt com densidade de binário líder mundial.

“Os nossos sistemas by-wire abrem as portas para uma nova era de controlo de veículos”, disse Peter Holdmann, diretor da Divisão de Tecnologia de Chassis de Automóveis da ZF.

“Os sistemas de chassis conectados para dinâmica longitudinal, lateral e vertical podem melhorar a dinâmica de condução e a ZF está posicionada de forma única no mercado com a sua gama de atuadores e funções também para a combinação de todas as três dimensões da dinâmica do veículo”, assegura.

Os sistemas by-wire puramente controlados eletronicamente e em rede oferecem melhor controlo do veículo, distâncias de travagem mais curtas, maior flexibilidade de condução, estabilidade superior a altas velocidades e maior alcance e eficiência.

Sem ligações mecânicas diretas

A ZF é líder no desenvolvimento e fabrico de sistemas by-wire que não requerem ligação mecânica direta. A saber: steer-by-wire (incluindo direção ao eixo traseiro); brake-by-wire com controlo de travagem integrado; amortecimento ativo controlado eletronicamente.

A combinação destas tecnologias leva a sistemas de chassis em rede que podem ser coordenados de forma holística com o software cubiX. A ZF já havia apresentado o futuro sistema de 800 Volt EVSys800 no final de junho, como uma antecipação do IAA Mobility. O EVSys800 é um acionamento modular de 800 Volt e consiste em eletrónica de potência de carboneto de silício, motor elétrico e caixa de redução.

Apesar do seu design extremamente compacto e peso leve, o EVbeat não economiza no desempenho: o concept tem um binário máximo de 5.200 Nm disponível no eixo traseiro, com uma densidade de binário excecionalmente elevada para veículos de passageiros homologados para circular em estrada, com 70 Nm/cv.

A potência contínua e de pico do motor elétrico é de 206 e 275 kW, respetivamente. A ZF atinge, assim, uma potência contínua de cerca de 75% da potência de pico.

Em termos de dimensões, o acionamento economiza 50 mm de largura graças à caixa de redução compacta e à tecnologia “Braided Winding” patenteada pela ZF para o motor elétrico, permitindo uma instalação coaxial com economia de espaço no eixo motriz.

Com um peso total de 74 kg, o EVSys800, normalizado para a mesma potência do mais recente drive da série ZF de 800 Volt, é cerca de 40 kg ou 30% mais leve.

Mais sobre a ZF aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas