O Grupo ZF assinou um acordo no passado dia 21 de julho com a Zona de Desenvolvimento Económico de Wuhan (WEDZ), na província de Hubei, no centro da China, onde investirá num centro de R&D e na produção de airbags, criando a ZF Wuhan Automotive Safety Systems Co., Ltd.
O projeto abrange uma área de cerca de 67-000 m2, com um investimento previsto de 150 milhões de euros e uma força de trabalho total estimada de 1.200 colaboradores.
O negócio abrange R&D, produção e vendas de produtos de airbag, sendo os principais clientes locais, com exportação direta e indireta para o sudeste asiático, Japão, Coreia do Sul, bem como Europa e América.
Na região da Ásia-Pacífico, a instalação de Wuhan será o maior centro de R&D da ZF Passive Safety Division fora de Xangai, com um investimento adicional de 30 milhões de euros.
Ao melhorar as capacidades de desenvolvimento local, o Centro de R&D de Wuhan partilhará, gradualmente, o trabalho de pesquisa e os recursos de teste dos centros em outras partes do mundo para alcançar recursos completos de local para local.
Além disso, tornar-se-á no maior centro de prototipagem para novos produtos de airbag na região da Ásia-Pacífico, com projetos e produtos que cumprem os principais OEM nacionais e internacionais.
“A Ásia-Pacífico, principalmente a China, é dinâmica e cheia de oportunidades. O projeto significa uma expansão adicional da produção e R&D da ZF na China e reflete, também, a determinação e a confiança da ZF no mercado chinês”, disse Stephan von Schuckmann, membro do Conselho de Administração do Grupo ZF.
“Continuamos comprometidos com a China através de investimentos contínuos para avançar com a nossa estratégia de localização e mobilidade de próxima geração”, frisou.
“A ZF está a desempenhar um papel cada vez mais importante na China e na cadeia global da indústria automóvel e fornecimento”, deu conta Renee Wang, vice-presidente executiva, presidente da ZF China e da Operação Ásia-Pacífico do Grupo ZF.
E foi mais longe: “Continuaremos a investir na China, permanecendo na vanguarda da tecnologia e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país”.
“A ZF entrou em Wuhan no ano de 2011. O estabelecimento da nova base em Wuhan deveu-se à procura de crescimento dos negócios e mudanças de layout. Acreditamos que a nova fábrica da ZF em Wuhan ajudará a cidade ribeirinha a atrair mais talentos, fornecedores e cadeias industriais, além de contribuir para o agrupamento da indústria automóvel em Wuhan”, explicou.
“A fábrica de Wuhan e o centro de R&D consolidarão a produção de produtos de airbag e integrarão as equipas de gestão e especialistas para desenvolvimento e produção de airbag para alcançar a centralização”, referiu, por seu turno, Rudolf Stark, vice-presidente executivo de sistemas de segurança passiva do Grupo ZF.
“É outra manifestação do desenvolvimento de novos negócios do projeto de segurança passiva da ZF na região da Ásia-Pacífico e apoiará a nossa visão de Zero Acidentes e Zero Emissões”, enfatizou.
“Apoiada pelo enorme mercado automóvel chinês e pelos recursos talentosos de Wuhan, a nossa fábrica nessa cidade tornar-se-á na maior base de produção de airbags da ZF Passive Safety Division na região da Ásia-Pacífico. A nova fábrica de Wuhan será capaz de dar resposta a clientes na região com economia de escala e responder rapidamente à procura do mercado”, disse Nick Song, vice-presidente de sistemas de segurança passiva para a região da Ásia-Pacífico do Grupo ZF.
“No futuro, com a atualização do consumo, o progresso tecnológico e a melhoria das leis e regulamentos nacionais sobre os padrões de segurança na condução, os produtos do sistema de segurança dos ocupantes continuarão a melhorar a configuração do veículo, agregando valor e ganhando crescimento estável”, acrescentou.
A divisão de segurança passiva do Grupo ZF na China produz, principalmente, volantes, airbags e cintos de segurança. Também fabrica produtos pioneiros, como volante com deteção de mãos livres, módulo bag-in-roof, airbag lateral, cinto de segurança com controlo ativo, fivela limitadora de carga e levantador de capot.
Mais sobre a ZF aqui.