powered by

ZF apresenta e-drive mais compacto para veículos ligeiros

Modelo EVbeat, protótipo do novo acionamento elétrico de 800 Volt, estabelece novos padrões para compactação, peso leve e alta eficiência.

No Dia Mundial da Tecnologia, em Friedrichshafen, a ZF apresentou o conceito elétrico EVbeat, projetado para máxima compacidade, baixo peso e máxima eficiência em operação real. Neste veículo elétrico da ZF, os componentes de um e-driveline foram otimizados e combinados num sistema holístico.

O que inclui o sistema de transmissão leve e ultracompacto de 74 kg com uma densidade de binário de 70 Nm/kg, gestão térmica holística e software de transmissão na cloud. Em temperaturas baixas, próximas do ponto de congelamento, o alcance na operação do mundo real aumenta até um terço em comparação com a tecnologia atual.

“A mobilidade sustentável está no centro da nossa estratégia corporativa”, explica Stephan von Schuckmann, membro do Conselho de Administração da ZF responsável pelos sistemas de transmissão eletrificada.

“Com base num veículo de produção extremamente eficiente, mostramos o potencial que os futuros componentes de acionamento elétrico oferecem quando os combinamos num sistema geral ainda mais eficiente”, sublinha o responsável.

O conceito ZF EVbeat é baseado num Porsche Taycan e tem como referência a tecnologia de série da ZF e de outros players do mercado. “A nossa meta era tornar esta unidade o mais compacta e leve possível, mantendo alta dinâmica de condução e aumentando a eficiência na operação do mundo real”, explica Otmar Scharrer, diretor do desenvolvimento de sistemas de transmissão elétrica da ZF.

“Em termos de densidade de binário, estamos no topo do pódio quando nos comparamos com os e-drives para veículos ligeiros atualmente disponíveis no mercado. Ao mesmo tempo, prestamos muita atenção ao aspeto da sustentabilidade durante o desenvolvimento”, garante.

A redução de 30% no peso do sistema para o acionamento elétrico e o sistema de gestão térmica contribuem duplamente para uma maior sustentabilidade – tanto na produção como na operação. “O EVSys800 é um drive modular de 800 Volt e consiste em eletrónica de potência de carboneto de silício, o motor elétrico e uma caixa de redução”, diz.

“Apesar do seu design extremamente compacto e peso leve, o EVbeat não economiza em desempenho: o conceito tem um binário máximo de 5.200 Nm disponível no eixo traseiro – e isso com uma densidade excecionalmente alta para veículos ligeiros”, dá conta.

Check-up Media ZF EVbeat 2

A potência contínua e de pico do motor elétrico é de 206 e 275 kW, respetivamente. A ZF atinge, assim, uma potência contínua de cerca de 75% da potência de pico.

Em termos de dimensões, o acionamento economiza 50 mm de largura graças à caixa de redução compacta e à tecnologia patenteada ZF “Trançado” do motor elétrico, permitindo, assim, uma instalação coaxial com economia de espaço no eixo motor.

Com um peso total de 74 kg, o EVSys800, normalizado para a mesma potência do mais recente drive da série ZF de 800 Volt, é cerca de 40 kg ou 30% mais leve e, portanto, contribui, significativamente, para a economia de peso do veículo.

Mais sobre a ZF aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Internacional