A ZF acaba de inaugurar uma fábrica dedicada à mobilidade elétrica na China. Localizado no distrito de Hunnan, Shenyang, o projeto ZF New Energy Vehicle eDrive envolve um investimento de mais de 130 milhões de euros e contará com uma área de 8,3 hectares e 900 colaboradores, sendo o principal produto o acionamento elétrico do eixo.
A primeira fase do projeto será lançada em março de 2025, ampliando a base de clientes da ZF e aumentando a capacidade de produção de mobilidade elétrica da empresa. O novo projeto de mobilidade elétrica anunciado é a terceira fábrica de mobilidade elétrica da ZF na China desde 2021.
A mobilidade elétrica é uma das principais tecnologias da ZF, que pode fornecer soluções de acionamento de eixo elétrico totalmente localizadas para OEM. A divisão de tecnologia Electrified Powertrain ganhou 30 mil milhões de euros em pedidos pendentes globalmente, projetando e fabricando sistemas de acionamento de eixo elétrico e componentes para os principais OEM nos segmentos de veículos de passageiros e comerciais.
“A inovação do novo projeto demonstra os investimentos e inovações da ZF na China e estamos determinados a trabalhar com parceiros em todo o setor para promover o desenvolvimento de novos veículos movidos a energia e alcançar a neutralidade carbónica”, afirma Stephan von Schuckmann, membro do Conselho de Administração do Grupo ZF.
“Com o rápido crescimento do mercado global e chinês de veículos elétricos na próxima década, a ZF continuará a desempenhar um papel essencial na condução da transformação da eletrificação da indústria automóvel com a sua experiência e amplo portefólio de produtos”, sublinha o responsável.
“Para nos adaptarmos à ‘velocidade da China’ e à ‘eficiência chinesa’, estamos a avançar na nossa estratégia de localização, incluindo a equipa de gestão, os principais recursos de I&D, bem como toda a cadeia de abastecimento”, diz Renee Wang, vice-presidente executiva, presidente da ZF China e Operação Ásia-Pacífico do Grupo ZF.
“Ao desenvolver competências locais e alavancar recursos locais, alcançaremos a localização de tecnologias avançadas de acionamento de eixo elétrico. Este novo projeto em Shenyang também demonstra as nossas fortes capacidades em pesquisa e desenvolvimento de veículos de nova energia, alocação de recursos, execução de projetos e capacidade de fornecer como fornecedor de sistemas”, frisa.
“Com o nosso profundo conhecimento do mercado chinês de veículos de nova energia, continuaremos a fortalecer as nossas capacidades de desenvolvimento local e a resiliência da cadeia de abastecimento para fornecer aos clientes soluções líderes e personalizadas para eletrificação”, acrescenta.
Os produtos a serem lançados na nova fábrica são baseados na plataforma de acionamento elétrico do kit modular da ZF e abrangem os eixos dianteiro e traseiro, incluindo motores, eletrónica de potência e redutores.
Graças ao design modular, pode cumprir os requisitos de potência de 100 kW a 300 kW e oferece flexibilidade para alternar entre motores síncronos e assíncronos, dependendo dos requisitos do cliente para acionamentos primários e auxiliares. O motor apresenta um enrolamento em forma de gancho para maior potência e densidade de binário, maior eficiência e potência otimizada.
A eletrónica de potência incorpora a tecnologia High 2.0 SiC da ZF e é continuamente atualizada na plataforma de 800 Volt, aumentando a segurança da função e otimizando os custos. O projeto do redutor também foi otimizado para garantir eficiência ideal e excelente desempenho de NVH.
“O novo projeto eDrive, em Shenyang, é outro marco importante para o Grupo ZF capacitar os OEM em termos de transformação da eletrificação. Apoiará os clientes estratégicos em transformação na China, acelerando a implementação da Eletrificação 2.0 e continuando as histórias de sucesso no mercado cada vez mais competitivo de eletrificação na China. Ao lançar um novo projeto de mobilidade elétrica na China, a ZF demonstra a sua tecnologia geral e fortes capacidades de localização”, refere Chen Zhen, chefe da Divisão de Tecnologia de Powertrain Eletrificado na Ásia-Pacífico do Grupo ZF.
“Atualmente, a indústria de veículos de nova energia na China está a avançar em força e a revolução tecnológica está em curso. Como fornecedor líder global de automóveis, a ZF testemunhou e participou do nascimento, desenvolvimento e expansão da indústria automóvel da China”, afirmam, por sua vez, as autoridades dos governos de Shenyang e Hunnan.
E concluem: “O lançamento bem-sucedido deste projeto em Hunnan e Shenyang tem uma importante demonstração e efeito impulsionador no desenvolvimento e agrupamento da indústria de peças e veículos de nova energia. Esperamos que a ZF desempenhe um papel fundamental na promoção da eletrificação de OEM nacionais e internacionais, bem como facilite o desenvolvimento de alta qualidade das indústrias em Hunnan”.
Mais sobre a ZF aqui.