A DENSO Corporation recebeu o prémio IEEE de Inovação Corporativa durante uma cerimónia realizada a 5 de maio em Atlanta. A IEEE, a maior associação internacional de engenharia elétrica e eletrónica, premiou a DENSO por desenvolver o QR Code e disseminar o seu uso globalmente, permitindo que o mundo beneficie dos seus inúmeros recursos.
O IEEE Corporate Innovation Award, um dos prémios técnicos de maior prestígio no mundo, é concedido a organizações com um impacto global significativo com tecnologias e produtos inovadores, que contribuam para o desenvolvimento da engenharia elétrica e eletrónica.
O QR Code foi desenvolvido em 1994 pelo grupo de engenharia de equipamentos aplicados da DENSO (atualmente DENSO WAVE) como um código de fácil leitura que pode armazenar grandes quantidades de informações. O inovador código bidimensional pode armazenar cerca de 200 vezes mais informações do que os códigos de barras e pode ser lido em alta velocidade.
A DENSO passou a utilizar o código principalmente para gestão de stock nas suas fábricas e, posteriormente, disponibilizou a patente gratuitamente, permitindo a sua disseminação global.
No início dos anos 2000, o QR Code tornou-se mais familiar para o público em geral à medida que crescia o uso de smarphones com câmaras. Hoje, é amplamente utilizado em muitas aplicações da vida quotidiana, incluindo bilhetes eletrónicos e pagamentos sem dinheiro. Em 2020, o QR Code foi reconhecido como um IEEE Milestone pela sua excelente contribuição para o mundo.
Para ajudar a comemorar que a empresa inventou o QR Code há quase 30 anos, a DENSO lançou, recentemente, um jogo online gratuito – DENSO QR Code Maze – e criou uma nova página no seu website na América do Norte, detalhando a história do QR Code e a honra IEEE.
Mais sobre a DENSO aqui.